Ações e Eventos

Carnafalls

O Carnafalls é um evento anual realizado pelo governo municipal através da Fundação Cultural. No período, são realizadas diversas apresentações artísticas e culturais e atrações como o Carnaval da Saudade, o concurso “Meninas Veneno”, Carnaval nos Bairros, o tradicional Carnaval da Saudade e o Carnaval para Terceira Idade. Em 2019 também foi incluido na programação o “Carnafeira”. Em 2019, aconteceu entre os dias 01/03 a 05/05. Próxima edição: 21 a 25 de fevereiro de 2020.

FARTAL


Em fins de 1976 a então Assessoria de Cultura da Representação da Diretoria Geral da ltaipu Binacional em Foz do Iguaçu iniciou uma pesquisa referente ao artesanato existente na região. A partir de então, começaram a ser cadastrados os artesãos operantes, as técnicas empregadas e as matérias primas mais frequentes.
Paralelamente foi feita uma pesquisa específica sobre as olarias existentes e a qualidade do barro, ficando provada a alta qualidade e a quantidade desta matéria prima na região. Constatados estes fatos planejou-se a criação de um Centro de Cerâmica, que viria formar novos artesãos, dar trabalho organizado aos atuais ceramistas, e ainda desenvolver uma cerâmica que reproduzisse a cerâmica indígena regional, baseada na pesquisa arqueológica feita pela ltaipu Binacional e Universidade Federal do Paraná.
Para imediato apoio aos artesãos, que praticamente não possuíam renda alguma, foram organizadas feiras periódicas (3 por ano) desde final de 1976. Surge assim, a 1ª FAL - Feira de Artesanato e Alimentos da Região, por ocasião das comemorações alusivas ao aniversário da Revolução-31 de março de 1977. No ano seguinte, a FAL passou a fazer parte das comemorações do aniversário do Município de Foz do Iguaçu (1º de junho) e, através de um concurso, passa a denominar-se FARTAL, tornando-se o maior e mais tradicional evento da cidade até os dias atuais.


Megarock

Feira do Livro

Um dos eventos mais queridos da cidade, celebra todos os anos a política municipal de Incentivo ao Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca, prevendo a realização de ações de fomente à formação de novos leitores e motivação á leitura.

Com a participação de livreiros, empresários, escritores e artistas a Feira Internacional do Livro, traz todos os anos, a homenagem a escritores/as brasileiros/as, ofertando uma programação intensa tanto com atores locais quanto convidados de renome nacionais e internacionais.

A feira expande-se ano a ano com a realização de oficinas, workshops, encontros, e espetáculos que unem diversas artes como o teatro e a música. A formação de plateia e de leitores é motivada com a a distribuição do vale livro, realizada a alunos e professores de todas escolas municipais.

Prêmio Cataratas


premiocataratas.com.br

O Prêmio Cataratas de Contos e Poesias foi instituído pelo decreto 7.623 de 1991 , como forma de fomentar a produção de contos e poesias na tríplice fronteira, abrindo espaço para escritores/as, poetas e aprendizes.
Os trabalhos encaminhados anualmente possuem temática livre e são avaliados pela comissão julgadora nomeada pela Fundação Cultural. Os dez melhores trabalhos de cada categoria são publicados em formato de livro e posteriormente distribuídos aos autores selecionados. Cada autor/ra recebe um número determinado de exemplares. A publicação fica a cargo da Fundação Cultural. Aos escritores locais também é reservada uma categoria específica para premiação.

Cinemundos

Este projeto objetiva desenvolver, de forma sistemática e descentralizada, a exibição de filmes em espaços comunitários nos mais diferentes territórios do município de Foz do Iguaçu, de modo a sensibilizar o público para a linguagem cinematográfica, estimular o hábito e o gosto pelo cinema, proporcionar oportunidades de fruição cultural e ampliar o acesso da população à atividades comunitárias de lazer e vivência social.

Roda Livro

Lançado em 02 de maio de 2016 no Terminal de Transporte Urbano, o projeto Roda Livro da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu é um projeto em parceria com o Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu – FOZTRANS, o Consórcio Sorriso e o Sindicato do Transporte Rodoviário. A ocasião de lançamento foi marcada pela inserção de quatrocentos e cinquenta livros, distribuídos em cinquenta transportes coletivos.

O projeto visa incentivar e democratizar a leitura na cidade. Os passageiros que utilizam os transportes públicos podem ler durante o percurso, emprestar ou trocar livros de forma gratuita.

A população também pode contribuir para fortalecer esta proposta com doações de livros desde que estejam em bom estado de conservação. Os conteúdos das obras disponibilizadas abrangem referência, ficção, não-ficção e literatura infantil.

Não há um controle rigoroso para devolução dos livros. A intenção é contar com o bom-senso e colaboração da população para devolverem os livros e cuidarem para conservar estes bens públicos. A devolução deve ocorrer em quinze dias e pode ser realizada em qualquer ônibus equipado com porta livros.

O Roda Livro também faz parte de um conjunto de iniciativas de incentivo à leitura no município, ao lado da anual Feira Internacional do Livro.

No total, o projeto já disponibilizou, até setembro de 2019, quase 3.000 livros originários da Biblioteca Pública Municipal Elfrida Engel Nunes Rios, de doações e parceiros.

A reposição é feita diária ou semanalmente de acordo com a necessidade e a disponibilidade de livros e revistas.

Eu, você e uma História

O Projeto “Eu, você e uma história – Encontros comunitários com a Literatura 2019” tem como objetivo geral incentivar e formar futuros leitores com a realização de ações descentralizadas de estímulo ao livro, leitura e literatura, desenvolvidas pela Biblioteca Municipal Elfrida Engels, por meio de ações educativas e culturais dirigidas ao público infanto-juvenil a serem desenvolvidas nas diversas regiões de Foz do Iguaçu.

Buy now
Skip to content