Mapa da Cultura

Bem-vindo ao Mapa da Cultura de Foz do Iguaçu

O Mapa da Cultura de Foz do Iguaçu pretende retratar o cenário cultural dessa cidade tão única e marcada pela sua incrível diversidade. É uma plataforma livre, gratuita e colaborativa que visa promover a integração entre artistas, sociedade e Poder Público, e desta forma, melhorar a gestão cultural no município.

Aqui, os artistas e produtores poderão, além de se cadastrar, publicar suas realizações e agenda de eventos deixando o público por dentro das atrações artísticas da cidade, como shows, peças de teatro, apresentações de circo, saraus, entre outras.

Desenvolvida pelo Ministério da Cultura, a ferramenta, além de mapear as manifestações artísticas, possibilita a participação da comunidade na gestão cultural, ao oferecer um espaço próprio para inscrição de projetos bem como para lançamento de editais que visam atender as demandas culturais da cidade e fomentar a produção local.

Sobre o Mapa da Cultura de Foz do Iguaçu

Conhecida por abrigar uma das belezas mais exuberantes do planeta, a Terra das Cataratas também se projeta em função das riquezas culturais promovidas pelo seu incrível potencial humano e cosmopolita. Nesta região agraciada por uma das sete maravilhas da natureza, convivem mais de 80 etnias, que tornam Foz do Iguaçu uma cidade única no mundo.

Aqui, a força da natureza se une à pulsante manifestação humana revelando os sentidos de uma Foz: um ponto de encontro dos rios Iguaçu e Paraná que integram três nações diferentes irmanadas pela latinidade. Um verdadeiro palco de pluralidade, onde se expressam diversos costumes, valores e modos de vida que refletem uma impressionante diversidade artística.

É neste contexto multicultural que o Mapa da Cultura da Foz surge para dar vazão e visibilidade a toda essa vitalidade cultural que constitui um dos maiores patrimônios da humanidade. A ferramenta que é um software livre organizado pelo Ministério da Cultura e implantado em Foz do Iguaçu, pela Fundação Cultural, mapeia o cenário cultural do município. O Mapa reunirá informações sobre equipamentos públicos de cultura, artistas independentes, ações culturais públicas ou privadas.

Um mecanismo multifuncional e de grande relevância social pois fornece indicadores das demandas culturais para o Poder Público e para o mercado e ainda possibilita ao público conhecer e acompanhar as agendas e atrações artísticas realizadas na cidade. Além disso, a ferramenta cria um espaço democrático, tornando mais acessível e transparente o acesso a projetos e editais de financiamento a atividades culturais.

O Mapa é um importante marco para o desenvolvimento cultural do município. Desbravar as potencialidades e as identidades possibilita alçar este território em seu lugar singular no mundo.

Acesse o Mapa da Cultura