Equipamentos

Biblioteca Pública Elfrida Engel Nunes Rios

Criada em 06 de setembro de 1963, pela Lei nº 385/63, na gestão do então prefeito Emílio Gomes, a Biblioteca Pública Elfrida Engel Nunes Rios – nome em homenagem à pioneira da cidade – teve sua primeira sede em uma das salas da Prefeitura Municipal. Entre os locais de funcionamento, existe ainda o prédio onde hoje funciona a Casa do Teatro, o prédio da Câmara Júnior e, no final da década de 80, o Colégio Parigot de Souza.

Desde 1997, está instalada na atual sede da Fundação Cultural, onde, em 2002, foi criado também um espaço exclusivo para as instalações da biblioteca infanto-juvenil. No ano de 2005, a biblioteca passou a ser informatizada – um passo importante para a modernização e dinamização no atendimento ao usuário. Em 2008, um programa de computador para leitura por deficientes visuais foi instalado na biblioteca, que passou a figurar entre as poucas no Brasil que disponibilizam leitura eletrônica aos portadores de necessidades especiais.

 

ENDEREÇO: Rua Benjamin Constant, 62 – Centro – CEP: 85.851-380

TELEFONE: 3521-1514 / Fax: 3521-1511

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda a sexta, das 8h às 18h

SITE: www.pmfi.pr.gov.br / E-mail: biblioteca@pmfi.pr.gov.br

 

Biblioteca Infanto-Juvenil

A Biblioteca Infanto-Juvenil está localizada junto à Biblioteca Municipal. Conta com acervo e ações especiais voltadas para o público infantil. Realiza atividades de incentivo à leitura, além de empréstimos de materiais.

 

ENDEREÇO: Rua Benjamin Constant, 62 – Centro – CEP: 85.851-380

TELEFONE: 3521-1520 / Fax: 3521-1511

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda a sexta, das 8h às 18h

SiITE: www.pmfi.pr.gov.br / E-mail: biblioteca@pmfi.pr.gov.br

 

Biblioteca de Turismo Frederico Engel

Inaugurada em 27 de fevereiro de 1992, a Biblioteca de Turismo presta homenagem ao pioneiro Frederico Engel, proprietário do primeiro hotel de Foz do Iguaçu, denominado “Hotel Brasil”.

Inserida na estrutura da Secretaria de Turismo, a biblioteca segue os padrões bibliotecários na administração e organização dos materiais bibliográficos, resgata, ordena e coloca à disposição para consultas, pesquisas, fotocópias e empréstimos uma gama de informações de interesse turístico e cultural.

Localizada no prédio da Fundação Cultural, junto à Biblioteca Municipal Elfrida Engel Nunes Rios, atende gratuitamente aos alunos dos diversos segmentos educacionais, profissionais do setor turístico, funcionários de empresas e turistas que buscam informações prévias dos locais que queiram visitar, entre outros.

O acervo é adquirido por meio de captação em eventos, solicitação aos organismos oficiais de turismo, nacionais e internacionais, às embaixadas e consulados, doações do trade turístico e repasse das demais divisões da Secretaria. É composto por anuários; guias; roteiros; livros com descrição de economia, meio ambiente, aspectos sociais, arte, cultura, turismo local, regional, nacional e internacional; livros técnicos em turismo e hotelaria; folders; revistas; jornais; mapas; cartazes e outros materiais que divulgam e ensinam sobre os potenciais turísticos.

A Biblioteca Virtual de Turismo, hospedada no site da Prefeitura Municipal, contém informações sobre o acervo, as novas aquisições de materiais bibliográficos e o horário de atendimento, dados sobre Foz do Iguaçu, sua história e seus atrativos turísticos, Ciudad del Leste (PY) e Puerto Iguazú (AR), links dos jornais de maior circulação no Brasil e no exterior, parques nacionais, turismo no Paraná e artigos científicos na área do turismo. Também estão disponíveis no site informações sobre a consulta via internet das referências bibliográficas do acervo da biblioteca – localizadas por autor, título ou assunto – diretamente no endereço http://pmfi.phlnet.com.br.

Já a Biblioteca WAPTUR, também hospedada no site da prefeitura, é acessada por celular e busca ampliar a divulgação dos serviços prestados.

Waptur: www.fozdoiguacu.pr.gov.br/waptur

 

ENDEREÇO: Rua Benjamin Constant, 62 – Centro – CEP: 85.851-380

TELEFONE: 3901-3577

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda a sexta, das 8h às 17h

 

 

Teatro Barracão

….