Fundação Cultural

Apresentação

A Fundação Cultural do município de Foz do Iguaçu foi fundada em 12 de julho de 1985, pela Lei nº. 1.224 e tem como missão articular, consolidar e desenvolver um conjunto de políticas culturais que garantam o direito constitucional à cultura à totalidade da população local, integrando os munícipes em processos de formação, produção, difusão, acesso à cultura e de valorização do patrimônio cultural local.

Tendo em vista esse cenário, é realizado um grande esforço no sentido de formular, implementar e fortalecer políticas municipais de cultura que, por meio de diferentes instrumentos, desenvolvidos diretamente pelo órgão gestor municipal de cultura ou em parceria, consigam atuar nas diferentes áreas das políticas culturais e através do alinhamento e integração com outras secretarias municipais e entidades representativas do setor.

Entre os exemplos desse esforço, pode-se citar a considerável ampliação das políticas culturais geridas pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu que ocorreram nos últimos dez anos, principalmente em função da criação e consolidação do Sistema Municipal de Cultura, sistema formado pela interação de instâncias de articulação, pactuação, deliberação e de gestão, alinhados com os sistemas nacionais e estaduais de cultura.

Paralelo a isso, a Fundação Cultural ainda realiza anualmente grandes eventos culturais já consolidados no calendário municipal e que contam com ampla adesão da comunidade iguaçuense e com grande visibilidade no âmbito municipal, regional e nacional, somando às características turísticas da cidade, eventos de difusão cultural que fortalecem o acesso à cultura e dão visibilidade a Foz do Iguaçu.

Estas ações e a constituição desse sistema de interação entre órgão gestor, artistas e cidadãos para a formulação, implementação e controle social das políticas culturais  municipais tem se mostrado de suma importância, e fornecem os elementos estruturantes para fortalecer e desenvolver a cultura na cidade.

Integram os equipamentos da Fundação Cultural, a Biblioteca Municipal Elfrida Engel e a Biblioteca Cidadã, situada no bairro Cidade Nova. Neste sentido, configuram-se projetos que visam fomentar e estimular as políticas de incentivo ao livro, leitura e literatura. Dentre as políticas estruturantes, a Fundação Cultural tem a missão de implementar e consolidar o Plano Municipal do Livro, Leitura e Literatura consonante à política nacional.