I Festival 3 Margens de Cinema Latino-americano encerra com premiação dos melhores filmes e exibição de “Meu corpo é político”

Troféu “cabeças pensantes” vai premiar melhores filmes nas categorias regional, latino-americana e voto-popular; Jurados especiais também dedicarão menções honrosas às produções cinematográficas

A cerimônia de encerramento acontecerá no Cine Cataratas tem início às 20h, e será aberta com a premiação dos melhores filmes que competiram nas mostras latino-americana, regional e categoria voto-popular. Após a entrega dos Troféus “Cabeças Pensantes”, o evento exibirá “Meu Corpo é Político” seguido por um bate-papo com a autora, Alice Riff, que tem conquistado premiações em vários festivais do país e do mundo.

Além dos troféus, jurados especiais também dedicarão menções honrosas às produções que integraram as mostras do festival. A cerimônia contará com a participação do vice-prefeito, Nilton Bobato.

O I Festival 3 Margens de Cinema Latino-americano chega ao fim trazendo os resultados de uma semana de intensa imersão no universo do cinema latino-americano que envolveu os municípios de Foz do Iguaçu, Ciudad Del Este (PY) e Puerto Iguazu (AR). Realizado pela Produtora 3 Margens, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e Fundação Cultural, o evento que teve como lema “novos olhares a partir de novos realizadores” projetou o cinema independente da América Latina e democratizou a sétima arte com a comunidade.

A cidade recebeu realizadores vindos de países como Venezuela, Argentina, República Dominicana e Cuba que compartilharam conhecimento e trocaram experiências com os produtores de todo país e da região trinacional. “Esta integração enriquece nossa região, fortalece essa arte e contribui para o desenvolvimento do setor cinematográfico que está se alavancando com o curso de cinema na Unila”, enfatizou o Diretor-Presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues.

Segundo os organizadores, o festival mobilizou mais de sete mil pessoas, envolvendo os três municípios da região trinacional. Ao logo de uma semana, o evento exibiu gratuitamente mais de 70 filmes e se dividiu em em 2 mostras competitivas, 4 Mostras Temáticas, 1 mostra convidada e 5 Oficinas. Também fizeram parte da programação a Mostra Performance, Identidade e Resistência; Mostra Latinidades em gênero; Mostra Retrospectiva Regional e Mostra Cine Bairro, que exibiu curtas em várias comunidades de Foz do Iguaçu.