Estreia do Cinemundos em bairro atrai mais de 70 pessoas

Exibição aconteceu na noite desta terça-feira e próximo encontro será na sexta-feira na Vila C

A primeira edição do Cinemundos: Encontros Comunitários com o Cinema, foi realizada na noite de terça-feira  no Barracão da Comunidade do Bubas e atraiu mais de 70 pessoas ao local. O filme exibido foi “Narradores de Javé” e marcou a estreia do projeto que deve percorrer outras 13 comunidades até o final do ano.

A exibição iniciou pouco depois  das 19h30, com a participação do diretor presidente da Fundação, Juca Rodrigues; Rosa Maria Jerônymo, secretária de Direitos Humanos e relações com a comunidade, e André dos Santos, representando a secretaria de Assistência Social. “A ideia de trazer o cinema para as comunidades é também propiciar momentos de convivência e alegria”, disse Rodrigues.

Para a secretária, a ideia de trazer a cultura à comunidade é uma excelente iniciativa. “Cinema faz a gente viajar , por isso estar onde está a comunidade é essencial também para a cultura”.

A coordenadora do associação, Roseli Noeli dos Santos, a iniciativa atraiu a atenção de muita gente mudou a rotina de algumas famílias. “Fazemos algumas atividades aqui, mas quando vem um projeto diferente como esse é sempre bem-vindo”.

Na plateia muitas crianças e mães, acompanharam atentas o filme exibido. “Achei que foi muito bom justamente porque tem gente que vive aqui e não tem condição de ir num cinema”, disse Albertina Conceição que veio acompanhada do filho.

Para acompanhar o filme foi oferecida pipoca para aos espectadores e ao final do filme, doces produzidos no curso de confeitaria, realizado pela secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com SENAI, também foram distribuídos.

“A ideia é promover a aproximação da população com a linguagem cinematográfica, assim como ampliar a oferta de produtos culturais em regiões periféricas e com carência de acesso a salas de exibição”, resumiu Willian Fragata, coordenador do Cinemundos.

A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, por meio da Fundação Cultural com apoio da Itaipu BInacional, Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e Rede de Cultura e Patrimônio da Bacia do Paraná 3. O projeto também é uma parceria com as secretarias municipais de Assistência Social, Extraordinária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, de Educação, da Saúde, além do SESC e Unila.

Roteiro

A próxima exibição acontece no Centro Comunitário da Vila C, a partir das 15h, com o filme “Eleições”, de Alice Riff. A sessão é aberta, e a classificação indicada é de 12 anos.

Sinopse

É época de eleições para o grêmio estudantil. Secundaristas se organizam para a corrida eleitoral. Quatro grupos de estudantes, com opiniões e visões de mundo diferentes, criam propostas, debatem estratégias de campanha e lutam por melhorias na escola. Os conflitos e tensões entre as chapas revelam suas diferenças políticas, e a contundência da realidade cotidiana convive com a resistência do sonho, da amizade e do direito de criar caminhos para o mundo em que se acredita.