Feira do Livro 2019 traz atrações nacionais e internacionais a Foz

Conceição Evaristo, Mia Couto, Valter Hugo Mãe, Zeca Camargo, Carpinejar e  Miriam Leitão são destaques na programação da FILFI

Ao longo de 9 dias, o Clube Gresfi será transformado num grande palco para o maior encontro literário da região. A 15ª edição da Feira Internacional do Livro (FILFI) e o 2º Festival Literário de Foz do Iguaçu  acontecem de 5 a 13 de setembro e reunirão grandes nomes da literatura na cidade. A homenageada este ano será a escritora Conceição Evaristo, que fala ao público dia 9 (segunda-feira). Foi de autoria da escritora mineira de 71 anos, o tema adotado pela feira este ano: “Escrevivência – vivendo a literatura”. 

 

“A escolha pela Conceição foi natural. Aguardávamos por esse momento quando poderíamos trazer uma personalidade tão emblemática e forte quanto essa escritora, que também carrega consigo a representação da voz negra feminina na literatura brasileira”, comentou o presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues. 

 

Entre as principais obras da escritora está “Ponciá Vicêncio”, lançada em 2003. A obra foi incluída nas listas de vestibulares de instituições em todo o país naquele ano. Becos da Memória, Insubmissas Lágrimas de Mulheres, Olhos d´Água, também integram a bibliografia da escritora, que utiliza como temática a vivência no subúrbio e a figura feminina como protagonista da resistência à pobreza e à discriminação.

 

Autores

A curadoria do evento está a cargo do escritor, editor e jornalista Rogério Pereira.  A programação inclui 30 escritores e escritoras como Mia Couto, Zeca Camargo, Carpinejar, Miriam Leitão, Luiz Ruffato, Cíntia Moscovich, Cristovão Tezza e muitos mais (veja na programação). Valter Hugo Mãe abre a feira no dia 5, às 20h com a mesa: A convicção da palavra. 

Além da participação dos escritores (as) em palestras e mesas, as oficinas também serão ministradas por convidados especiais como o jornalista e escritor Luiz Henrique Pellanda, José Castello e do cartunista Allan Sieber.  Autores locais também serão prestigiados durante o evento, com lançamentos, encontros e um sarau.

 

Toda a programação estará disponibilizada no site oficial do evento: www.feiradolivrodefoz.com.br e nos canais tradicionais:

Facebook: F.culturalfoz

Twitter: @CulturalFoz

Instagram: @culturalfoz

Além do site da Fundação Cultural: culturafoz.pr.gov.br e da Agência Municipal de Notícias: www.pmfi.pr.gov.br

 

Estrutura

O local escolhido para abrigar a FILFI mantém seu valor histórico como primeiro aeroporto da cidade. A interação entre público e escritores será disposta em espaços especiais distribuídos pela feira. No prédio central, um grande espaço para palestras está reservado, assim como exposições, como a da Lixotec, que fará coleta de material eletrônico descartável e ministrará palestras e conversas sobre reciclagem. 

 

No ginásio, uma feira permanente com 34 estandes fará comercialização de livros e publicações. O local também reservará espaço para a Biblioteca Municipal, assim como espaços de convivência e exposições de artistas locais. “Queremos que esse passeio pela feira não seja apenas uma visita e sim uma experiência, por isso apostamos numa estrutura diferenciada, com brincadeiras, e atividades relacionadas à literatura”, disse a diretora cultural da Fundação, Thaisa Praxedes. 

 

Além do ginásio, localizado ao lado do prédio histórico, salas e um domo serão instalados para receber os visitantes. Na programação oficinas, como de Clubes de Mães e contação de histórias.  Seguindo pelo ginásio, a arena de shows será montada para receber escritores e artistas, como a cantora Paula Lima, que se apresenta dia 12 de setembro.  

 

Ações

Este ano uma ação em seis bairros da cidade deve atrair a atenção da comunidade. Geladeiras fora de uso foram doadas à Fundação Cultural e receberam uma nova função de artistas convidados. O projeto Mini Biblioteca Cuca Fresca, transformou geladeiras em estantes para abrigar livros que serão ofertados à população.  “Queremos levar essas geladeiras que receberam a arte para que fiquem nesses bairros e sejam um ponto onde as pessoas possam tanto escolher um livro, quanto deixar o que não utilizam mais em suas casas”, comentou Rodrigues. 

A exemplo de outros anos, numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Vale Livro será distribuído alunos e professores da rede municipal de ensino que visitarem a feira. Ao todo, serão distribuídos R$ 400 mil em livros.  “Tivemos o cuidado de planejar uma programação especial para as crianças. A distribuição do vale é um incentivo para que novos leitores criem o hábito, que possamos contribuir para isso”, confirmou Praxedes.

 

A Feira Internacional do Livro é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultura, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos e Secretaria Municipal da Juventude. Com apoio institucional do SESC, Unioeste e Unila. Apoio da Câmara Municipal, Foztrans, Guarda Municipal, Guarda Mirim e BP3 – Lindeiros. Itaipu Binacional e Blue Park são os patrocinadores. 

 

Programação Nacional

 

OFICINAS

A arte da crônica, com Luís Henrique Pellanda | 10, 11 e 12

Quadrinhos, com Allan Sieber | 11, 12 e 13

Jornalismo Cultural, com José Castello | 5, 6 e 7

 

Dia 5 (quinta-feira)

20h | Abertura / MESA: A convicção na palavra / Valter Hugo Mãe

 

Dia 6 (sexta-feira)

19h30 / MESA: Brasil: ficção e realidade /Miriam Leitão e Luiz Ruffato

 

Dia 7 (sábado)

15h / MESA: A arte de ver o mundo / Eloar Guazzelli e Fabiane Langona

17h / MESA: Personagens reais na ficção / Sérgio Rodrigues e Noemi Jaffe

19h /MESA: Brasil ontem e agora /Mário Magalhães e Eduardo Reina

 

Dia 8 (domingo)

15h / MESA: As muitas cores da palavra negro / Eliana Alves Cruz , Cidinha da Silva e Paulo Lins

17h / MESA: Violentas fronteiras urbanas / Alexandre Vidal Porto e Ana Paula Maia

19h / PALESTRA: O planeta Elza / Zeca Camargo

 

Dia 9 (segunda-feira)

19h30 / PALESTRA: Escrevivência, minha luta / Conceição Evaristo

  

Dia 10 (terça-feira)

19h30 / MESA: A cidade e os livros / Cíntia Moscovich e Cristóvão Tezza

 

Dia 11 (quarta-feira)

19h30 / MESA: A letra e a voz / Marcelino Freire e Jarid Arraes

 

Dia 12 (quinta-feira)

19h30 / PALESTRA: Só a leitura salva a relação / Carpinejar

 

Dia 13 (sexta-feira)

19h30 / MESA: Uma língua, vários mundos / Mia Couto