FUNARTE lança Conservatório Brasileiro de Teatro

Iniciativa reúne cursos de dramaturgia, direção e atuação, a serem realizados em Brasília. As inscrições estão abertas

 

A Fundação Nacional de Artes – Funarte lançou, no dia 12 de agosto, o Conservatório Brasileiro de Teatro, uma escola de abrangência nacional, dedicada à formação de artistas cênicos, que vai oferecer cursos permanentes e gratuitos nas áreas de dramaturgia, direção e atuação.

 

O Conservatório será sediado no Teatro Plínio Marcos, no Complexo Cultural Funarte em Brasília. O objetivo da Funarte com a iniciativa é formar uma nova geração no Teatro Brasileiro.

Serão concedidas bolsas de estudo no Conservatório durante sete meses, para 20 alunos selecionados, que não morem em Brasília.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 21 de setembro.

 

São disponibilizados cursos de DRAMATURGIA, DIREÇÃO e ATUAÇÃO. 

 

Cada curso terá a duração de seis meses, com duas aulas semanais. No sétimo mês, será realizada uma MOSTRA dos trabalhos dos alunos. 

 

Os pretendentes a participar dos cursos do Conservatório Brasileiro de Teatro devem realizar os seguintes procedimentos:

 

CURSO DE DRAMATURGIA – 15 vagas

 

O processo de candidatura de alunos para este curso consiste de:

 

  1. a) Envio de texto dramatúrgico, com temática de livre escolha do pretendente, com número máximo de cinco laudas e mínimo de três laudas, com fonte (letra) corpo (tamanho) 12, formato Arial.

O texto consiste em uma peça curta, completa, escrita integralmente pelo pretendente. Não serão admitidas adaptações de textos, devendo se tratar de material original.

 

  1. b) Juntamente com o texto, deverá constar também um breve currículo e uma carta de intenção, na qual o pretendente explicará os motivos que o levam a querer participar do curso.

 

As inscrições para o Curso de Dramaturgia, com envio desse material, serão realizadas apenas por meio do e-mail: dramaturgia.funarte@gmail.com

 

CURSO DE DIREÇÃO – 15 vagas

 

O processo de candidatura para este curso consiste de:

 

  1. a) Envio de uma proposta de encenação de um texto do dramaturgo William Shakespeare. A peça é de livre escolha do candidato, contanto que tenha sido escrita pelo autor indicado.

O pretendente deve selecionar uma peça de Shakespeare e redigir uma proposta de encenação, na qual deverá constar sua abordagem estética para a direção da obra e escolhas conceituais relativas ao trabalho com os atores – o que deve incluir descrição da iluminação, da trilha sonora, de cenografia e de figurinos. O que o pretendente deve transmitir nessa proposta é uma descrição do espetáculo que deseja dirigir sobre um texto de Shakespeare.

A proposta de encenação deve ter um número máximo de três laudas e mínimo de duas laudas, com fonte (letra) corpo (tamanho) 12, no formato Arial.

 

  1. b) Juntamente com o texto, deverá constar também um breve currículo e uma carta de intenção, na qual o pretendente explicará os motivos que o levam a querer participar do curso.

As inscrições para o Curso de Direção, com envio desse material, serão realizadas apenas por meio do e-mail: direcao.funarte@gmail.com

 

CURSO DE ATUAÇÃO – 20 vagas

 

O processo de seleção para este curso consiste em audições presenciais, nas quais os pretendentes deverão interpretar um texto de sua livre escolha, no formato de monólogo, com no máximo quatro minutos e no mínimo dois minutos de duração. O texto deve ser extraído de uma peça de teatro escolhida por cada candidato.

 

As inscrições para o Curso de Atuação serão realizadas apenas por meio do e-mail: atuacao.funarte@gmail.com

 

As audições serão realizadas nos seguintes teatros da rede federal (espaços da Funarte) e nas seguintes datas:

  • Teatro Plínio Marcos – Brasília: outubro, dias 15,16; 22,23; 29 e 30.
  • Teatro Dulcina – Rio de Janeiro: novembro dias 5,6; 12 e 13.
  • Teatro de Arena Eugênio Kusnet – São Paulo: novembro dias 19, 20; 26 e 27.

Os dias e horários das audições específicos serão marcados individualmente com os pretendentes, por meio de e-mail.

 

LOCAL:

 

O Conservatório Brasileiro de Teatro terá como sede o Teatro Plínio Marcos, em Brasília, onde serão ministradas as aulas e todas as atividades ligadas aos cursos.

 

CALENDÁRIO:

 

As aulas terão início no dia 6 de janeiro de 2020, e seguirão por seis meses, até junho de 2020. Em julho de 2020, haverá uma mostra dos trabalhos dos alunos, a qual marcará a conclusão dos cursos.

 

VAGAS:

 

Há um total de 50 vagas para alunos, divididas do seguinte modo:

Curso de Dramaturgia: 15 vagas;

Curso de Direção: 15 vagas;

Curso de Atuação: 20 vagas.

 

BOLSAS DE ESTUDO – A Funarte concederá bolsas de estudo, no valor de R$ 2.800,00 por mês, durante 7 meses, para 20 alunos selecionados que não morem em Brasília.

 

INSCRIÇÕES – Gratuitas, as inscrições poderão ser realizadas até 21 de setembro de 2019, exclusivamente pelos e-mails citados anteriormente.

 

RESULTADO – A relação dos alunos selecionados para cada curso será divulgada no portal da Funarte e em redes sociais, no dia 3 de dezembro de 2019. Os alunos selecionados também serão comunicados por e-mail.

 

Mais informações

Funarte – Centro de Artes Cênicas

ceacen@funarte.gov.br