Grupo teatral representa Foz de Iguaçu durante o 23º Fescete

A cidade de Foz do Iguaçu estará nos palcos do Fescete – Festival de Cenas Teatrais, de Santos (SP) neste final de semana. A Cia. FALarte, seguiu por mais de 850 Km para subir ao palco na 23a edição do evento, um dos mais tradicionais do gênero do país.

O grupo iguaçuense FALarte iniciou suas atividades em 2018 com estudantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA, propondo experimentações e pesquisas que tivessem propostas descoloniais de se pensar as artes cênicas, unindo a potência do falar com fundamentos da América Latina e arte.

O resultado foi a montagem do monólogo “Já Pensou Se Fôssemos Moscas?”, com texto de Luana Schimidt e João Victor Concer, com atuação de Sarah Correia e direção de Concer.

“É um festival referência e de cenas, diferentemente de muitos festivais de espetáculos”, comentou Concer. Para ele, a existência de orientadores no Fescete propõe um festival de construção e não de produto. “Você apresenta uma cena curta de 10 a 15 min e junto com os orientadores discute numa roda aberta alguns pontos da montagem, para então ampliarmos o tamanho ou seguir para outros festivais, pensar em temporadas. Chamaria o Fescete de um festival referência em experimentação cênica”, definiu o diretor.

A apresentação acontece neste domingo às 19 horas no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, s/nº, Santos, SP), e integra a mostra competitiva do festival na categoria monólogo, que 10 cenas de grupos teatrais de sete municípios do Paraná e São Paulo.

Com o tema “Polifonia Cênica”, a 23ª edição do Fescete é uma realização do Tescom, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos. Tem o apoio do SESC Santos e TV Tribuna com o patrocínio do Porto de Santos (Autoridade Portuária de Santos) via Lei de Incentivo à Cultura.

A realização é da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.