Feira de Sabores oferece o melhor da produção da região durante a Fartal

 

Coordenada pela Emater, a Feira de Sabores, instalada logo na entrada da Fartal, oferta os melhores produtos da agroindústria familiar. Além dos empreendimentos familiares rurais da região, outras localidades do estado estão representadas por agroindústrias de Umuarama, Marialva, Mamborê, Rolândia, Guaraniaçu, Prudentópolis, Guamiranga, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Helena, além dos anfitriões de Foz do Iguaçu.

No total, 13 produtores fazem a venda direta ao público. São produtos como; geléias, doces, biscoitos, conservas, defumados e queijos. O contato com o consumidor é o ganho principal.

“A importância da Feira de Sabores é a experiência que produtores de Foz e do Estado tem com a troca de saberes e das oportunidades de comercialização e desenvolvimento da agroindústria local”, explicou Jan Nieuwenhoff da secretaria de Agricultura.

Para o técnico de agroindústria da Emater, Alcedir Biesdorf, o diferencial é o contato que o produtor tem com o público. “A venda vem em segundo, mas também é uma realidade. Foz, por ser uma cidade turística também traz a possibilidade de vendas maiores para hotéis e mercados, por exemplo”.

De Marialva, a produtora Vera Lúcia Alves, da agroindústria Perobinha Sabores do Campo, trouxe pimenta e molhos em conserva. “Viajamos muito nas feiras e notamos que cada cidade tem um gosto específico para as pimentas. Aqui, tem gosto muito variado”.

O salame, o torresmo e a banha, de Medianeira também fazem sucesso. “Primeira vez na Fartal e o movimento foi muito bom durante esses dias. As pessoas perguntam muito de onde somos, e quando falamos que somos da região nos sentimos mais próximos”, disse o produtor Diogo Morais.

Para André Remor, produtor de palmito em São Miguel, a feira também é excelente para a divulgação dos produtos. “Sem dúvida traz resultados na venda direta e no pós-feira”.

Realização

A Fartal 2019 é uma realização do governo do município de Foz do Iguaçu e Fundação Cultural, com participação direta das secretarias de turismo e agricultura. O evento tem o patrocínio do Blue Park, Itaipu Binacional e Eletromil, e conta com a parceria da Anafi, Coart, Associação dos Artesãos de Foz do Iguaçu, Emater. Apoio do Foztrans, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Ecocataratas E AbiH.