Pulseirinha de identificação em crianças oferece segurança aos pais durante a Fartal

As famílias que visitarem a 43a edição da Fartal no Charrua, poderão ter um passeio tranquilo e seguro com seus filhos. A Assistência Social em parceria com a  Rede Proteger, está distribuindo pulseiras com identificação a crianças e adolescentes.

Com cores chamativas, as crianças recebem a pulseira nas três entradas da feira. “Colocamos o nome da criança, o nome do pai/mãe ou responsável e telefone, para que caso a criança se perca, possamos entrar em contato imediatamente”, confirmou o secretário de Assistência Social, Elias Oliveira.

Em 2018, foram distribuídas mais de 5 mil pulseirinhas. Este ano, um grande fluxo de pessoas na feira também tem aprovado a ideia. Nos primeiros dias de feira foram mais de 3 mil pulseiras colocadas.

“Gostei muito desse cuidado este ano. O certo tem que ser feito, assim a feira fica sendo para toda a família”, disse a administradora Elaine Guimarães que veio acompanhada do maridos e dos filhos de 14 e 4 anos.

Para a comerciante Heloisa Holm, que trouxe o filho de 4 anos, a iniciativa foi aprovada. “Todos ficam mais tranquilos passeando”.

Segurança

Para realizara a segurança, a feira conta com efetivos das polícias militar e civil, Guarda Municipal, segurança privada, além de monitoramento de câmeras espalhadas pelo Charrua, ônibus com delegacia móvel (DEMAFE) e reforço com Núcleo de Operações com Cães também integram esquema de segurança da maior festa da cidade.

“Todos os anos a Fundação Cultural organiza e realiza a Fartal, mas entendemos que toda a administração deva participar efetivamente, pois a festa é da cidade, é de todos. Assim a Secretaria de Segurança está encarregada dessas parcerias para assumir a responsabilidade e garantir uma festa tranquila”, disse o secretário de segurança, Reginaldo Silva.

Um grande efetivo de segurança foi mobilizado para os cinco dias de Fartal. A Polícia Civil vai disponibilizar efetivo do GDE, junto à Polícia Militar, para a segurança em pontos estratégicos como camarins, arena de shows, e espaço de circulação. A entrada contará com revista para homens e mulheres.

Aparatos

Além do efetivo das polícias, GM, e privados, a segurança da Fartal também conta com uma delegacia móvel vinda de Curitiba, com equipe de escrivão, delegado e investigador. A Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe) conta com câmeras de monitoramento e uma cela. “Esse recurso foi utilizado ano passado e tivemos um resultado muito bom, apenas três ocorrências”.

O ônibus da GM também está no local fazendo o monitoramento através de câmeras espalhadas pelo centro de eventos.

Outro efetivo este ano é de cinco equipes do Núcleo de Operações com Cães, o NOC. “Os cães são utilizados para farejar entorpecentes e aumentar a segurança de quem circula pelo local”.

Além do monitoramento das câmeras, agentes penitenciários também realizarão fiscalização e controle de tornozeleiras eletrônicas no espaço. A GM faz uso na feira, de um drone, e alerta para a proibição desse tipo de equipamento sem autorização prévia durante a feira.

Realização

A Fartal 2019 é uma realização do governo do município de Foz do Iguaçu e Fundação Cultural, com participação direta das secretarias de turismo e agricultura. O evento tem o patrocínio do Blue Park, Itaipu Binacional e Eletromil, e conta com a parceria da Anafi, Coart, Associação dos Artesãos de Foz do Iguaçu, Emater. Apoio do Foztrans, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Ecocataratas E AbiH.