Coaafi contribui para a limpeza da Fartal

Todos os dias, pelo menos dois membros da Cooperativa de Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu (Coaafi) intercalam trabalho no Charrua durante a Fartal. A exemplo de outros anos, a organização desta coleta é da secretaria de Meio Ambiente que visa atender a cada edição uma região diferente, onde estão instalados os 7 barracões.

“A ação é parte do programa municipal de gestão de resíduos recicláveis da SMMA e são catadores do centro de triagem Jardim das Palmeiras, o mais próximo do Charrua”, disse a secretária de Meio Ambiente, Angela Meira.

O trabalho de orientação para separação do resíduo reciclável está intensificado este ano com a motivação dos expositores a realizarem a ação. SMMA e Coaafi fizeram uma reunião pré-Fartal com os feirantes, e cada barraca foi identificada com um número em sacos de ráfia, que são recolhidos pelos agentes. Os resíduos orgânicos e rejeitos são colocados separadamente. “Assim é possível saber a origem do resíduo. Os feirantes também assinaram um termo de compromisso com a Coaafi para entrega dos recicláveis separados”, explicou. Além disso lixeiras seletivas estão distribuídas pela feira.

Para Marilza Oliveira e Sandra da Silva, o trabalho é intenso, mas gratificante. “Ainda precisa de mais educação das pessoas para poderem procurar as lixeiras e colaborarem com a limpeza”, disse Sandra. Ao circularem uniformizadas pela Fartal porém ambas percebem o reconhecimento de quem visita o espaço. “Basta olharem pra gente trabalhando que lembram de primeira que é preciso contribuir com a limpeza”. A Coaafi conta atualmente com 97 cooperados.

A média de material reciclável recolhido ainda não foi contabilizado, pois a coleta segue por mais dois dias de feira.

Realização

A Fartal 2019 é uma realização do governo do município de Foz do Iguaçu e Fundação Cultural, com participação direta das secretarias de turismo e agricultura. O evento tem o patrocínio do Blue Park, Itaipu Binacional e Eletromil, e conta com a parceria da Anafi, Coart, Associação dos Artesãos de Foz do Iguaçu, Emater. Apoio do Foztrans, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Ecocataratas E AbiH.