Tudo pronto para a 43a Fartal

Festa dos 105 anos da cidade terá diversão para toda a família com exposições, gastronomia e shows

Com espaço de 30 mil metros quadrados, 170 expositores, arena para shows, parque de diversões, feira gastronômica, apresentações culturais, a maior festa da cidade abre nesta quinta-feira no Centro de Eventos do Charrua para celebrar o aniversário de 105 anos de Foz do Iguaçu.

A Fartal terá entrada franca e ingressos solidários para a área VIP nos shows nacionais. A organização do evento faz um convite à comunidade integrar uma ação solidária doando 1 kg de alimento não perecível. “Estamos apostando na solidariedade dos iguaçuenses que abraçam essa festa todos os anos. Quem quiser fazer a doação de 1 Kg de alimento na entrada será muito bem vindo, mas isso fica a critério de cada pessoa”, disse o diretor presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues.

A troca de alimentos por ingressos da área VIP Solidário para os shows nacionais também segue até esta quinta-feira na sede da Fundação Cultural (Rua Benjamin Constant,k 62).Os ingressos para os shows podem ser adquiridos com a doação de 5Kg de alimento não perecível. Cada pessoa tem direito a no máximo 5 ingressos (25Kg).

Quem abre a festa nesta quinta-feira é Marília Mendonça, que teve os ingressos VIP Solidários esgotados. Durante a semana, também animan a Fartal, a dupla Matheus e Kauan (7), Iza (8), Fernando & Sorocaba (9) e encerra com Dani Russo e DJ Chris Leão (10). Para todos os shows, exceto de Marília Mendonça, ainda há ingressos para serem trocados por alimentos.

Os shows nacionais iniciam diariamente às 22 horas na arena principal, com capacidade para mais de 8 mill pessoas.

A abertura oficial do evento está prevista para às 19h30 com a participação do prefeito Chico Brasileiro, do diretor geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna geral da Itaipu Binacional, além de autoridades locais.  Na sexta-feira a feira abre às 19h. No sábado e no domingo a Fartal abre ao meio-dia, e no último dia de feira, a abertura está prevista para às 8 horas. O fechamento acontece às 02 horas, todos os dias.

Atrações

A feira ainda contará com área para feiras gastronômica, Feira de Sabores e expositores. Além disso um pavilhão para artesanato ganhou uma nova estrutura, e o parque de diversões ganhou um novo espaço.

Os artistas locais também estarão representados. Na Arena Cultural, 260 artistas intercalarão shows diários em 42 apresentações.

Acesso

O acesso pela BR-277 continua interditado (no sentido rodovia/centro) devido a obras no local. Na rotatória do Charrua, o sentido centro estará liberado. A orientação é para que o motorista tome rotas alternativas pela Vila A.

Para entrar no estacionamento da feira, o acesso acontece pela Avenida Garibaldi, onde também estará instalado um posto provisório da PRF. A Guarda Municipal vai auxiliar na segurança do trânsito. O estacionamento será cobrado e estará sob a responsabilidade das associações do CTG Charrua e da Guarda Municipal.

Ônibus

Quem preferir poderá utilizar transporte público para chegar à feira. O Foztrans disponibilizará linhas saindo do TTU a cada 15 minutos, nos dias 6 e 7, a partir das 18h. Dias 8 e 9, a partir das 12h30 e dia 10, às 7h. De volta pra casa, as linhas seguem o mesmo ritmo. O último carro sai às 23h45 da Fartal em direção ao TTU.

As demais linhas do entorno serão mantidas nos horários normais de circulação.

Menores

Representantes da Rede Proteger também estarão presentes  durante a Fartal com a distribuição de pulseirinhas de identificação para crianças e adolescentes que visitarem a feira.

A ideia lançada ano passado, ganha continuidade nesta edição e tem como meta além da campanha de combate ao trabalho infantil, promover mais segurança a pais que visitam com seus filhos a feira. “As pulseirinhas terão o nome do menor, com nome do responsável e telefone para contato”, confirmou o secretário de Assistência Social, Elias Oliveira. Em 2018, 5mil pulseiras foram distribuídas.

O monitoramento acontece também com a presença de membros do Conselho Tutelar que farão a fiscalização de menores desacompanhados.

Realização

A Fartal 2019 é uma realização do Governo do Município de Foz do Iguaçu, Fundação Cultural e conta com a participação direta das Secretarias de Turismo e Agricultura. O evento tem o patrocínio do Blue Park, Itaipu Binacional e Eletromil e conta com a parceria da Anafi, Coart, Associação de Artesãos de Foz do Iguaçu, Emater e o apoio do Foztrans, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, EcoCataratas e  ABiH.