Grandes artistas da música Sertaneja, Pop e Funk estarão na Fartal 2019

Lançamento do evento aconteceu nesta segunda-feira, na Fundação Cultural. Festa que comemora os 105 anos de Foz do Iguaçu acontecerá de 6 a 10 de junho no CTG Charrua

 

Artistas de renome da música brasileira vão integrar a programação da 43ª Fartal (Feira de Artesanato e Alimentos de Foz do Iguaçu), que acontece de 6 a 10 de junho no Parque de Exposições Charrua. Marília Mendonça (06); Matheus e Kauan (07); Iza (08); Fernando e Sorocaba (09); Dani Russo e Dj Chris Leão (10) foram as atrações anunciadas nesta segunda-feira (20) durante o lançamento oficial do evento, na Fundação Cultural. 
 
A Fartal – que celebra o aniversário de 105 anos do município – terá muitas outras atrações, com shows de artistas locais e atrações infantis todas as noites, praça de alimentação com comidas típicas, artesanatos, feira dos sabores, pavilhão de exposição da indústria e comércio, parque de diversões e muito mais. 
 
“A Fartal é um momento de unir a nossa cidade em torno do aniversário de Foz do Iguaçu. É uma festa organizada, alegre, segura, com artistas renomados, mas acima de tudo, é uma festa da população”, disse o prefeito Chico Brasileiro durante o lançamento. “Por ser uma festa da cidade, nós definimos ainda em 2017, que a entrada para a feira e para os shows são sempre gratuitas”, reiterou. 
 
No entanto, o visitante poderá contribuir doando um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Banco de Alimentos de Foz do Iguaçu. Outra novidade é o ingresso para a área vip dos shows, que pode ser adquirido com a doação antecipada de cinco quilos de alimentos. Os pontos de arrecadação serão divulgados nos próximos dias. 
 
A iniciativa é da Fundação Cultural, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria Extraordinária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade. 
 
Tv Feira
Um dos projetos que deu certo e volta para a edição 2019 é a Tv Feira, que faz a interatividade do público com os painéis e telões espalhados pelo parque de eventos. As fotos postadas pelo público nas redes sociais também são compartilhadas de forma simultânea. Para isso, basta usar a hashtag #Fartal2019 na postagem.
 
Artesanato
Cerca de 60 artesãos de Foz do Iguaçu e região levarão a Fartal seus produtos, que vão desde chocolates caseiros e biscuits até peças de decoração, jogos de louças, tapetes, bordados, toalhas, acessórios infantis e muito mais. “A Fartal é uma festa diferente. Temos uma característica especial porque ela começou com os artesãos e será sempre um espaço de destaque para eles, para que a população conheça o trabalho dessas pessoas”, comentou Juca Rodrigues, diretor presidente da Fundação Cultural. 
 
Feira dos Sabores
Outra grande atração é a Feira dos Sabores, que também teve início em 2018 e será mantida nesta edição. A feira, que reúne produtores da agricultura familiar do estado, oferece ao público uma série de produtos coloniais, como queijos, doces, mel, compotas e cachaças. A feira é uma parceria com a Emater. 
 
Segurança 
O público vai curtir todas as atrações de forma segura dentro do Parque de Exposições Charrua. Uma grande força tarefa será montada para monitorar o trânsito próximo ao CTG Charrua e controlar todos os espaços internos do parque, através do sistema de videomonitoramento da Guarda Municipal. Também integram a segurança da Fartal equipes do Foztrans, PRF, Policias Civil e Militar.

REALIZAÇÃO
A Fartal 2019 é uma realização do Governo do Município de Foz do Iguaçu, Fundação Cultural e conta com a participação direta das Secretarias de Turismo e Agricultura. O evento tem o patrocínio do Blue Park, Itaipu Binacional e Eletromil e conta com a parceria da Anafi, Coart, Associação de Artesãos de Foz do Iguaçu, Emater e o apoio do Foztrans, Guarda Municipal, Polícia Miilitar, Polícia Civíl, Polícia Rodoviária Federal, EcoCataratas e  ABiH.
 
Funcionamento
Dia 6 (Quinta) – Abertura dos portões as 19hs
Dia 7 (Sexta) – Abertura dos portões as 19hs
Dia 8 (Sábado) – Abertura dos portões as 16hrs 
Dia 9 (Domingo) – Abertura dos portões as 12hrs 
Dia 10 (Segunda) Desfile as 9h30 / Funcionamento da Praça de alimentação a partir das 11hrs