Encontro dos ‘fazedores de teatro’ é neste sábado”

Evento promovido pelo Setorial Municipal de Teatro será aberto ao público e promoverá integração

Neste sábado, 18 de maio, a partir das 19 horas, a Fundação Cultural será palco do 1º Encontro de Fazedores de Teatro de Foz do Iguaçu. A promoção é do Conselho Municipal de Políticas Culturais e a realização é da Fundação Cultural. O intuito é divulgar e tornar pública as ações e objetivos do Setorial Municipal de Teatro, além de integrar as companhias teatrais. “O setorial é uma ferramenta de articulação e reivindicação de políticas culturais”, disse Sandra Schiavini, membro do grupo.

O encontro vai promover uma confraternização entre público e quem produz, escreve ou atua, através de trocas e conversas. “Queremos gerar um espaço para os grupos de teatro, para que os artistas possam divulgar seus projetos, pesquisas artísticas, práticas cênicas”, disse Sandra.
Durante o evento, intervenções artísticas serão apresentadas, com a participação de cinco grupos. Na programação estão as produções: “A chuva é uma arte” com o grupo SDS Cia teatral, “Sou negro, este é meu legado!” de Lourival Fernando Alves Leite; “Las mil y una noches” com Kjesed Fauendes Encina; “Deu a louca na Bebel”, da Companhia Teatral Jovens do Futuro e “Fragmento de Vaga-Mundo”, da Cia Entre Fronteiras.

O fomento das ações setorizadas integra o Plano de Políticas Públicas de Cultura, que deu origem a grupos ligados a diferentes áreas da cultura, como; teatro, artes visuais, dança, música, capoeira, cultura afro-descendente e patrimônio. O 1º Encontro de Fazedores de Teatro acontece das 19h às 22h e tem entrada gratuita.