“Mulheres no espaço de poder” é tema de palestra na Fundação Cultural

Encontro integra campanha “Você não está sozinha”, uma iniciativa do governo do município realizada no Mês da Mulher

Nesta quarta-feira (20), a Fundação Cultural será palco de mais uma atividade que integra a programação do Mês da Mulher. A advogada, Thaise Tomé, ministrará, a partir das 15h, a palestra “Mulheres no espaço de poder”, que abordará tanto a realidade da mulher no contexto de cargos de liderança e suas problemáticas quanto os desafios para o empoderamento feminino.

O encontro integra a campanha do governo do município de Foz do Iguaçu intitulada “Você não está sozinha”. A iniciativa está mobilizando durante o mês de março mulheres e também a sociedade em geral para a reflexão acerca das questões que afetam o universo feminino.

Desde o dia 08 de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher, foram realizadas mais de 15 atividades, dentre palestras, oficinas artísticas e culturais e cine-debates, com vistas a dar visibilidade às principais questões que envolvem o gênero feminino, desde o enfrentamento às violências ao empoderamento da mulher.

A ação que está atingindo um importante alcance em vários setores da sociedade é realizada por meio de parceria envolvendo várias secretarias e organismos da prefeitura, tais como a Secretaria Extraordinária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), o Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM (órgão subordinado à SMAS), e a Fundação Cultural.

“A intenção é reunir grupos de debate e levantar discussões acerca do papel da mulher na sociedade, espaço de poder e protagonismo feminino. Além disso também vamos tratar do compromisso do governo municipal com a Agenda 20/30 (ONU) sobre equidade de gênero”, disse a secretária de Direitos Humanos, Rosa Maria Jerônymo.

Programação

A programação segue até o dia 28 de março com várias atividades. Na quinta-feira (21), às 19h, acontecerá a exibição do filme Safa de Perdizes na sede da Secretaria Extraordinária de Direitos Humanos (Edmundo de Barros, 237 – Centro).

Na segunda-feira (25), a partir das 19h, a Coordenadora do Cram, a psicóloga Kiara Heck, ministrará uma palestra sobre “Valorização da Mulher”. O encontro acontecerá na Assembleia de Deus (Rua: Quintino Bocaiúva – 991, Centro). Na terça-feira (26), o Cram também realiza uma roda de conversa com adolescentes do conjunto Bubas sobre prevenção da violência contra a mulher. O encontro acontecerá a partir das 13h, no Barracão do Bubas.

O penúltimo dia, quarta-feira (27), uma roda de conversa debaterá a questão da saúde da população negra. O encontro acontecerá a partir das 15h, na Fundação Cultural. Na quinta-feira (28), o Cine Clube Mulher encerra com chave de ouro a programação do Mês da Mulher. O filme “Zuzu” será exibido na sede da Secretaria Extraordinária de Direitos Humanos a partir das 19h.