Fundação Cultural sedia primeira etapa do Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira

Com Iphan

Encontro acontece neste sábado (23), a partir das 09h30, no auditório da Fundação; processo estimula debates e integra processo eleitoral do Comitê

Foz do Iguaçu sedia a primeira etapa do processo de conferências para renovação do Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira no Paraná, responsável pela preservação e fortalecimento da prática cultural e esportiva no estado. O encontro que reunirá os capoeiristas da região oeste acontecerá neste sábado (23), a partir das 09h30, na Fundação Cultural. A ação é uma realização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)e do Ministério da Cidadania e conta com o apoio do Governo do Município de Foz do Iguaçu por meio da Fundação Cultural.

Além de um processo participativo de eleição, entre os próprios capoeiristas inscritos e credenciados (o credenciamento será voltado apenas àqueles capoeiristas que dão aulas de Capoeira), de 2 representantes da região oeste do estado na nova formação do Comitê Gestor, cujo mandato vai de 2020 a 2022, a atividade contará com uma apresentação e exposição de fotos sobre as ações institucionais de apoio, incentivo e fomento da Capoeira promovidas pelo “Comitê Gestor e a Salvaguarda da Capoeira no Paraná (2012-2018)”, além de apresentação da plataforma eletrônica de “Cadastro Nacional da Capoeira” e apoio no processo de cadastramento dos interessados em se inscrever nessa ferramenta de ampliação da visibilidade da Capoeira junto à sociedade e aos órgãos públicos.

O ciclo completo de Renovação do Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira terá outros 4 encontros regionais, seguindo o calendário abaixo:
– Centro-Sul do Paraná: Guarapuava (Auditório da Casa da Cultura), em 13 de abril de 2019 (confirmado).
– Litoral do Paraná: Matinhos (Auditório da Prefeitura Municipal), em 27 de abril de 2019 (confirmado).
– Norte do Paraná: Londrina (Auditório Vilanova Artigas da Secretaria Municipal de Cultura), em 18 de maio de 2019 (confirmado).
– Capital e Região Metropolitana: Curitiba, em 25 de maio de 2019 (a confirmar).
O encontro da região oeste do Paraná contemplará os municípios pertencentes às chamadas regiões “oeste” e “sudoeste”, conforme “Mapa das Macrorregiões Histórico-Culturais do Paraná” da Secretaria de Cultura do Paraná, disponível no link abaixo:

Assim, a Superintendência no Paraná do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) renova o compromisso com os detentores dos saberes tradicionais da Capoeira, buscando promover a descentralização e a regionalização do debate e empenhando esforços para democratizar o acesso à informação e às políticas voltadas ao segmento, além de valorizar a participação e o protagonismo social nos processos de apoio, fortalecimento e salvaguarda deste Patrimônio Cultural Brasileiro desde 2008 e Patrimônio Imaterial da Humanidade.
Todos os interessados, especialmente Mestres, contramestres, professores e treinéis, podem participar do evento. A entrada é gratuita e sujeita à lotação da sala (85 vagas). Participe!

Mais informações e inscrições no e-mail: capoeira.pr@iphan.gov.br