Tomam posse novos membros do CMPC

A cerimônia de posse da nova mesa diretora do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) foi marcada por uma expressiva representação institucional. Membros do Poderes Executivo e dos Poderes Legislativo Municipal, Estadual e Federal, artistas e conselheiros participaram da solenidade que aconteceu na Fundação Cultural na manhã desta sexta-feira (15). O ato validou o processo eleitoral realizado na semana passada que reconduziu para a presidência do CMPC, o servidor público, Sérgio Winkert e elegeu a vice-presidente, Sandra Schiavini e a Secretária, Vivien de Lima Nunez Ullon.

O encontro também simbolizou o processo de fortalecimento pelo qual passa a instituição, com ações que visam tornar o CMPC ainda mais forte e ativo. “A posse simboliza mais um importante momento da construção da política cultural de Foz do Iguaçu, que está mais consistente. Pela primeira vez, em uma ação inédita, os conselheiros estão recebendo certificado de participação no CMPC e também assinaram um termo de compromisso com a entidade, condição prevista no regimento”, ressaltou Winkert.

Além dessas iniciativas, a Fundação Cultural e o CMPC reafirmaram compromissos para ampliar a participação dos cidadãos na construção e desenvolvimento das políticas culturais.

A intenção é ampliar a representação popular na composição do Conselho. “Vamos realizar dez fóruns territoriais nas macrorregiões da cidade para levar o debate sobre a cultura para todos e todas e assim eleger representantes para atuar no Conselho”, projetou Winkert.
De acordo com o Diretor Presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, o fortalecimento do conselho também reflete o investimento do Poder Público para o desenvolvimento cultural. “Estamos avançando bastante, um exemplo disso é o concurso público realizado recentemente e contratará 21 cargos para a Fundação Cultural. Depois de 22 anos sem concurso, este é um importante momento para a instituição, que terá condições para superar os novos desafios de ampliação do acesso à cultura”, enfatizou Rodrigues.

Participaram do encontro, os vereadores Kako, Celino Fertrin, Nanci Rafagnin, representante do deputado estadual, Soldado Fruet, e do deputado federal, Vermelho e o chefe de gabinete da prefeitura, Kalito Stockel.

CMPC
O Conselho Municipal de Políticas Culturais – CMPC – é o órgão normativo, consultivo, deliberativo e fiscalizador que, vinculado à Fundação Cultural, institucionaliza a relação entre Administração Pública e os setores da Sociedade Civil ligados à Cultura, participando da elaboração e da fiscalização das políticas culturais do Município de Foz do Iguaçu, com base na Lei Orgânica do Município.