Conselho Municipal de Políticas Culturais elege nova diretoria

A posse dos novos membros acontecerá nesta sexta-feira (15), às 9 horas, na Fundação Cultural

O Conselho Municipal de Políticas Culturais elegeu na última semana a nova mesa diretora da entidade. O servidor público Sérgio Winkert foi reconduzido para a Presidência, e dividirá as tarefas com a vice-presidente, Sandra Schiavini e com a Secretária Vivien de Lima Nunez Ullon.  
 
A posse dos novos membros acontecerá nesta sexta-feira (15), às 09h, na Fundação Cultural, seguida pela primeira reunião ordinária da instituição. 
 
O processo eleitoral foi composto por chapa única e a votação aconteceu durante o período da manhã na Fundação Cultural. A Comissão eleitoral registrou 100% dos votos válidos. A nova mesa diretora terá mandato de um ano e coordenará o processo da Conferência Municipal de Cultura, quando será eleita toda a composição do CMPC (44 membros, dividido paritariamente entre representantes do Poder Público e dos setores da Sociedade Civil ligados à Cultura). 
 
A mesa diretora tem a missão de dar continuidade à estrutura e organização do Conselho, rever a legislação e normas que integram o Sistema Municipal de Cultura, bem como alinhar a política municipal ao Sistema Nacional de Cultura. 
 
Participação da comunidade
Dentre as ações que já estão sendo efetivadas estão a atualização dos cadastros dos membros do Conselho e a implementação de um programa de capacitação para os conselheiros, com vistas a aperfeiçoar a participação e o fortalecimento da entidade. 
 
Além disso, a intenção é ampliar a representação da comunidade no CMPC. “Pretendemos elaborar junto com a Fundação Cultural os fóruns territoriais para ter representação nas regiões da cidade, ampliar as ações do Conselho e dar mais oportunidade de representação para que mais pessoas possam contribuir com a entidade. Organizar toda estrutura é fundamental para avançar nas políticas culturais, e o Conselho tem essa função, que é servir de canal entre a população e o Poder Público, fiscalizando, orientando e deliberando junto com o Poder Público”, informou o presidente Sérgio Winkert. 
 
CMPC
O Conselho Municipal de Políticas Culturais é o órgão normativo, consultivo, deliberativo e fiscalizador que, vinculado à Fundação Cultural, institucionaliza a relação entre Administração Pública e os setores da Sociedade Civil ligados à Cultura, participando da elaboração e da fiscalização das políticas culturais do Município de Foz do Iguaçu, com base na Lei Orgânica do Município.