Fundação Cultural promove terceira edição do concurso de desenho

O protagonismo feminino na história foi o tema escolhido para esse ano; Inscrições vão até o dia 8 de março

Já estão abertas as inscrições para os alunos da Rede Municipal de Ensino que desejam participar da 3ª edição do Concurso de Desenhos em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.  As escolas municipais já estão mobilizando os estudantes a participar do projeto cultural e precisam entregar as obras dos interessados até o dia 8 de março na Fundação Cultural. 
 
Neste ano, a Fundação elegeu o tema “Mulheres no mundo: O protagonismo feminino na história” e irá premiar com kits de desenho e tablets as produções artísticas que melhor representem a simbologia da mulher ao longo da história. 
 
O concurso é um instrumento para desenvolver através da arte e do lúdico as reflexões e as projeções das crianças acerca das questões envolvendo a representação da mulher. “Na primeira edição lançamos a reflexão sobre as mudanças históricas na vida da mulher; na segunda; colocamos as crianças para pensarem a respeito do poder das mulheres, do que elas são capazes, e nesta, queremos instigar a pesquisa sobre as mulheres que são protagonistas, que transformaram sua realidade”, explicou a diretora de cultura, Vera Vieira. 
 
A intenção é também instigar o olhar das crianças para descobrir e reconhecer as mulheres que fazem parte da sua realidade. “Não precisa ser uma personagem famosa, mas alguma mulher próxima, a avó, a mãe, a irmã, alguém da comunidade, que represente uma atuação de destaque ou uma vivência de protagonismo, de luta”, destacou Vieira. 
 
Desenhos
O concurso envolve os estudantes do Ensino Fundamental (1°º ao 5°º ano) das 50 escolas municipais, sendo que cada uma delas deverá selecionar os melhores desenhos de cada período, totalizando cinco produções por instituição. Os professores devem orientar os alunos quanto ao tema proposto e destinar um tempo da aula para que as crianças possam desenhar e dar asas à imaginação. Poderão ser usados tinta, lápis, carvão, giz de cera, aquarela ou qualquer outro material ao qual o concorrente tenha acesso.
 
Prazo
As escolas precisam entregar os desenhos à Fundação Cultural até o dia 08 de março. A partir desta data, uma Comissão Julgadora composta por profissionais da comunidade de Artistas Plásticos da cidade elegerão os finalistas seguindo critérios de respeito à temática, mensagem, criatividade e originalidade. O júri escolherá os cinco melhores desenhos de cada ano e mais vinte produções. O resultado das 25 obras será divulgado no dia 18 de março, no site da prefeitura municipal (www.pmfi.pr.gov.br).
 
Premiação
Todos os 25 desenhos serão premiados com KIT DESENHO composto por Papel Canson, lápis de cor aquarelável e dois pincéis, e certificado. Os cinco melhores desenhos, sendo um de cada ano (1º, 2º, 3º, 4º e 5º) de todas as escolas participantes receberão ainda 01 (um) Tablet.
A premiação acontecerá no dia 22 de março, às 20h, na Fundação Cultural, mesmo dia que será lançada a exposição com as 25 obras e deverá permanecer para acesso ao público até o dia 05 de abril.