Edital do Fundo Municipal de Cultura segue com inscrições abertas até segunda (28)

Processo seletivo investirá R$ 200 mil reais para contratação de projetos independentes em várias áreas artísticas

O edital do Fundo Municipal de Cultura que prevê a contratação de projetos culturais independentes segue com as inscrições abertas até a próxima segunda-feira (28). O processo seletivo publicado pela Fundação Cultural prevê o investimento de R$ 200 mil reais em várias áreas artísticas tais como: dança, teatro, cultura popular, circo, audiovisual.

O edital está disponível nos portais: www.pmfi.pr.gov.br e culturafoz.pmfi.pr.gov.br e as inscrições são gratuitas. O concurso prevê a seleção de até 15 projetos independentes, cinco no valor de R$ 20 mil reais, e dez, no valor de R$ 10 mil reais, constituindo o valor global de R$ 200 mil. Os recursos são provenientes do Fundo Municipal de Incentivo Cultural que integra a política do Sistema Municipal de Cultura. Todas as linguagens artísticas previstas na legislação cultural estão contempladas pelo edital.

As propostas selecionadas serão executadas dentre março a julho de 2019. Os grupos culturais poderão realizar a proposta para produção de suas obras artísticas e estabelecer a contrapartida social, ou seja, a circulação das ações culturais produzidas à comunidade.

Os recursos permitirão, por exemplo, a produção de espetáculos de teatro e dança, gravação de cd´s de música e documentários. De acordo com o Diretor Presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, o edital atende a uma reivindicação histórica da comunidade cultural pois garante financiamento à produções. “Temos uma demanda grande para contratação de artistas para apresentações nos eventos, e agora estamos cumprindo uma reivindicação histórica que é o financiamento para produção de projetos culturais”, explicou.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas no horário de funcionamento da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, no endereço desta, sito à Rua Benjamin Constant, 62 – Centro – Foz do Iguaçu – PR, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h, 13h às 17h. Os interessados devem levar toda a documentação exigida no edital. Dentre os critérios estão a regularidade na documentação jurídica e fiscal e a apresentação de documentação artístico-cultural, com histórico de ações e portfólio do grupo.