Fundação Cultural lança edital para contratação de projetos culturais independentes

Edital investirá R$200 mil reais em várias áreas artísticas; inscrições estão abertas até dia 28 de janeiro

A Fundação Cultural publicou nesta semana mais um edital para contratação de artistas e grupos culturais. O processo seletivo investirá R$200 mil reais em projetos independentes para produção e difusão de várias modalidades artísticas tais como dança, teatro, cultura popular, circo, audiovisual, dentre outras.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 28 de janeiro. O edital está disponível nos portais: www.pmfi.pr.gov.br e http://culturafoz.pmfi.pr.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/EDITAL_FUNDOCULTURA.pdf

O processo seletivo prevê a seleção de até 15 projetos independentes, cinco no valor de R$ 20 mil reais e dez, no valor de R$ 10 mil reais, constituindo o valor global de R$ 200 mil. Os recursos são provenientes do Fundo Municipal de Incentivo Cultural que integra a política do Sistema Municipal de Cultura. Todas as linguagens artísticas previstas na legislação cultural estão contempladas pelo edital.

As propostas selecionadas serão executadas dentre março a julho de 2019. Os grupos culturais poderão realizar a proposta para produção de suas obras artísticas e estabelecer a contrapartida social, ou seja, a circulação das ações culturais produzidas à comunidade.

Os recursos permitirão, por exemplo, a produção de espetáculos de teatro e dança, gravação de cd´s de música e documentários. De acordo com o Diretor Presidente da Fundação Cultural, o edital atende a uma reivindicação histórica da comunidade cultural pois garante financiamento à produções. “Temos uma demanda grande para contratação de artistas para apresentações nos eventos, e agora estamos cumprindo uma reivindicação histórica que é o financiamento para produção de projetos culturais”, explicou.

Financiamento

Em menos de um mês, este já é o segundo edital voltado para contratação de artistas e projetos culturais. Na semana passada, o processo seletivo que selecionou as apresentações do Natal de Foz 2018 também investiu aproximadamente R$200 mil reais em atrações locais. Somando os dois editais, são quase R$400 mil de injetados neste último mês no desenvolvimento da cultura.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas no horário de funcionamento da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, no endereço desta, sito à Rua Benjamin Constant, 62 – Centro – Foz do Iguaçu – PR, de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 12h00, 13h00 às 17h00. Os interessados devem levar toda a documentação exigida no edital. Dentre os critérios estão a regularidade na documentação jurídica e fiscal e a apresentação de documentação artístico-cultural, com histórico de ações e portfólio do grupo.