Mostra especial do Cê na Sexta apresenta duas peças de teatro hoje

Revolta em Trigo Forte e Viagem à Semente serão encenadas a partir das 19h30, na Fundação Cultural

Hoje tem sessão dupla de teatro na Fundação Cultural. “Revolta em Trigo Forte” e “Viagem à Semente” serão encenadas a partir das 19h30, com entrada franca. As obras integram a Mostra Especial de Teatro do Cê na Sexta, que excepcionalmente neste mês está acontecendo em outros dias da semana.

“Revolta em Trigo Forte” e “Viagem à Semente” são marcados pelos conflitos sociais e políticos que expõe a condição humana.  As peças são montagens do Cote´Coi, coletivo de Teatro da Unila.

A primeira peça a ser apresentada, “Revolta em Trigo Forte”, foi inspirada no livro de Nilson Brecher e Canal de Desvio de Adolfo Mariano da Costa. Ela revela a condição humana de campesinas/os que perdem suas terras e familiares pelo forte avanço de expropriação territorial comandada pelo Coronel Duarte, cujo objetivo é de aumentar sua produção latifundiária.

Dentro da floresta as aventuras e reencontros para sobreviver, os diálogos que trazem à tona as memórias dos entes perdidos e desaparecidos, e o relato da história da origem e fim do mundo na perspectiva ameríndia mostram a força e a resistência do conflito e da afetividade.

“Viagem à semente” foi inspirada no conto de Alejo Carpentier, e deflagra fragmentos do cotidiano da sociedade moderna-urbana de um velho militar. As cenas fluem no mesmo momento histórico, porém rompendo com a linearidade, com o passado e o futuro. Um grupo de trabalhadores/as planejam ocupar o Palácio de Miramontes, sede política de ministros que discutem e deliberam assuntos numa pauta que retrocede o bem estar da população. Além disso, os distintos pontos de vista sobre tais temas: militar, religioso e científico da situação política do contexto.

A concepção e adaptação dos espetáculos, sonoplastia, direção cênica e preparação corpo-voz do elenco é do artista Thiago Lopez Turcatti. E a iluminação é do artista Leonardo Pontes.

Cê na Sexta

O “Cê na Sexta” é um projeto cultural desenvolvido entre a Fundação Cultural e a Unila que oferece a cada sexta-feira uma atividade artística nas áreas de dança, música, teatro e literatura. As atrações promovem o encontro da produção local com a comunidade e pretende difundir e fortalecer a cultura da região trinacional. Toda programação tem entrada franca.

Serviço

CLASSIFICAÇÃO: 14 ANOS

LOCAL: FUNDAÇÃO CULTURAL (CENTRO)

DATA: 10/12

PROGRAMAÇÃO/HORÁRIO:

REVOLTA EM TRIGO FORTE —- 19:30 ÀS 20:20
PAUSA DE 15 MINUTOS —- 20:20 ÀS 20h35
VIAGEM À SEMENTE —- 20:40 ÀS 21:30