Cram e Tetris promovem ação cultural pelo fim da violência contra a mulher neste domingo

Evento acontece no Tetris Hostel e contará com exposições, apresentações artísticas e musicais, a partir das 16 horas

 

“MUSAS: Do mito à realidade: uma exposição multicultural” reúne a produção de vinte artistas da região para refletir e romper com os silêncios históricos da violência contra as mulheres. O evento, que une poesia, artesanato, música e artes plásticas, acontece neste domingo, 02, no Tetris Container Hostel, na Vila Yolanda. 
 
A ação cultural promovida pelo Cram – Centro de Referência e Atendimento à Mulher  em Situação de Violência e pelo Tetris – em parceria com a Empório Pomare e a Miracle Art Space integra a campanha “16 dias de ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, ação global da ONU que acontece em mais de 150 países.  
 
Em um ambiente marcado com as impressões femininas nas palavras e sons, nas formas, cores e na melodia, “MUSAS do mito à realidade” cria uma atmosfera mística que enaltece o protagonismo e a emancipação da mulher ante o silêncio das violências. Na mitologia grega, as musas eram consideradas entidades com a capacidade de inspirar a criação artística e científica. 
 
Neste cenário que evoca o empoderamento feminino, as mulheres dão voz, vez e lugar para a arte expressar esse imaginário coletivo marcado por silêncios, desigualdades e também enfrentamentos às violências. 
 
Seja na exposição de fotografia de Áurea Cunha, na poesia de Jeane Hanauer, na apresentação de voz e piano de Carol Ramalho e Bia Cyrino ou em Santinhas de Pano, de Daniela Valiente, a arte reflete em sua diversidade traços em comum: uma subjetividade feminina impregnada pelas vivências e percepções captadas em uma realidade ainda opressora e machista. 
 
Campanha
A exposição é uma das atividades que integram a campanha pelo fim da violência contra a mulher em Foz do Iguaçu. A mobilização teve início no dia 20 de novembro e prossegue até dia 10 de dezembro com várias ações, dentre palestras, debates, blitz, e atrações culturais.
A campanha está sendo realizada pela Secretaria Extraordinária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, CRAM – Centro de Referência e atendimento à mulher em situação de violência – e Comissão da Mulher Advogada, e conta com uma rede de apoio composta por mais de 15 instituições, dentre Poder Público, Judiciário, Sindicatos, Representações da sociedade civil, Universidades e empresas. 

Uma das organizadoras da campanha, Kiara Heck, coordenadora do Cram, explica que “a campanha de 2018 dos 16 dias de ativismo é a expressão da união das entidades e sociedade civil e mostra que o tema violência contra a mulher tem sido tratado em foz com muita seriedade, e para o CRAM, a visibilidade do tema é importante para que as mulheres possam se encorajar e buscar o atendimento especializado e romper com o ciclo da violência”, enfatizou Heck.

Artistas

 

Artistas Participantes:
Debora Berte – Artes Visuais
https://m.facebook.com/deboraberte/

Cleise Vidal – Arte / Ilustracao
https://www.facebook.com/miraclearte/

Ju Hickman – Artes Visuais
https://www.facebook.com/atelie307/

Luw – Artes Visuais
https://www.facebook.com/mizkatze/

Sara Nami – Pintura
https://www.facebook.com/sararegina.nami

Aurea Cunha- Fotografia
https://www.facebook.com/mariaaurea.cunha

Gabriela Dinalo – Fotografia

Jeane Hanauer – Literatura
https://www.facebook.com/jeane.hanauer

Carol Ramalho + Bia Cyrino – Voz e piano
https://www.youtube.com/watch?v=eHoZ1jvra_k

Manu Sanches – Discotecagem
https://www.facebook.com/manusanches

Carol Echeverria – Mandalas
https://www.facebook.com/echeverria.caroline

Dani Valiente – Santinhas de Pano
https://www.facebook.com/daniela.valiente.98

Gabriela Dinalo – Fotografia
https://www.instagram.com/gabrieladinalofotografias/?utm_source=ig_profile_share&igshid=1d8o3cfn0xt26

Lara Victória de Souza Pereira – Arte/ ilustracao

Marcelly Alves Toledo – Arte/ ilustracao

e mais a confirmar!

Bazar Criativo:
Ana Luz
Tropical Zen
ReverdeSer LIBREtas
Infinity Ink

 

 

Tetris fica na Avenida das Cataratas, 639

Vila Yolanda – Foz do Iguaçu