Festival da Capoeira Pedagógica acontece neste final de semana

Abertura do evento é hoje às 19h30, na Praça da Paz, e contará com uma roda e um show de capoeira

Hoje (31), às 19h30, a Praça da Paz se transformará no palco da abertura da 9ª edição do Festival Pedagógico de Capoeira. O lançamento contará com uma roda e um show de capoeira e abre uma programação que segue até amanhã (01) com atividades em vários locais, dentre eles, o Teatro Barracão e o Parque das Aves. O festival que é considerado o maior evento de Capoeira da região oeste do estado do Paraná é realizado pela Associação de Capoeira Pedagógica (ACAPE), Grupo Munzenza de Capoeira e Fundação Cultural e com apoio do Parque das Aves e da Secretaria Municipal de Esportes.

Embora o lançamento oficial aconteça hoje à noite, o festival já está acontecendo desde o início do dia, com apresentações culturais em diversas escolas do dia. No sábado (01), as atividades se iniciarão pela manhã com apresentações e oficinas dentro do Parque das Aves. No período da tarde, às 14h30, alunos, no Hotel Foz do Iguaçu, professores e mestres convidados de diversas localidades do país realizarão um grande show de capoeira e graduação dos alunos.

De acordo com Fábio Castilha, professor de capoeira e um dos organizadores do evento, “a capoeira já é conhecida e reconhecida como prática educacional e de inclusão social, além de também encontrar-se em um patamar de destaque dentre as modalidades esportivas, com muitos praticantes em todo o mundo. Temos militado muito nesta área nos últimos anos e por isso acreditamos que eventos como este festival podem agregar à cultura, esporte e educação de nossas crianças”, afirma Castilha.

Festival

O festival é organizado anualmente no intuito de promover e divulgar a capoeira através de apresentações e shows, além de graduar os alunos do projeto de Capoeira Pedagógica da cidade.  Ao todo, são contempladas 18 escolas em Foz do Iguaçu.  “Atualmente, o projeto conta com aproximadamente 1200 alunos ativos praticantes na cidade de Foz e está se expandindo, com trabalho já implantado também em escolas da capital (Curitiba/PR), o que confirma a seriedade do projeto e o comprometimento dos professores com a proposta pedagógica do Grupo Muzenza e da ACAPE”, informou Castilha.

FESTIVAL PEDAGÓGICO DE CAPOEIRA 2018
Programação oficial

Quinta-Feira – 30/8
Chegada do M. Burguês