Fartal 2018 inova e amplia serviços e atrações para comunidade

Evento diversificou setor de alimentos, abrigou a Feira dos Sabores, e conta ainda com transmissão ao vivo em diversos telões
As 40 mil pessoas que compareceram ao primeiro dia da 42ª Fartal, na noite desta quinta-feira (07), encontraram uma edição repleta de novidades em todos os setores, desde a gastronomia ao entretenimento. Feira dos Sabores, Robôs de Led, Microcervejarias, bar suspenso, serviços de barbearia e maquiagem se destacam entre as inovações deste ano que agradaram o público.

Com melhorias no estacionamento e uma estrutura mais arrojada para atender os visitantes, a Fartal, realizada no Parque de Eventos Charrua, está dividida em seis setores: Alimentação, Indústria e Comércio, Artesanato, Feira de Sabores e Setor Cultural, que conta com a Arena Cultural e o Palco Nacional.

A área gastronômica centraliza a feira e conta com 15 opções de restaurantes e 26 lanchonetes que oferecem a diversidade da culinária étnica da região trinacional. Os Setores de Indústria e Comércio e Artesanato contam com mais de cem expositores.

Outra novidade é a TV Feira, que faz a interatividade do público com os painéis e telões espalhados pelo Parque. As fotos postadas pelo público nas redes sociais também  são compartilhadas de forma simultânea. Para isso, basta usar a hashtag #Fartal2018 na postagem.

Shows
O Palco Nacional foi a grande atração da abertura desta edição com a apresentação de Henrique e Juliano, a grande sensação da música sertaneja da atualidade. Os músicos coroaram a primeira noite e embalaram o público em uma das noites mais frias do ano até agora. É este palco que vai receber até domingo (10) mais seis superproduções: Elba Ramalho e Nenhum de Nós (Dia 08, às 22h), Jerry Smith e Jota Quest (Dia 09, às 22h) Patrulha Canina (Dia 10, às 16h) e Zé Neto e Cristiano (Dia 10, às 23h).

As atrações nacionais somam-se à diversidade artística e cultural local. A Arena Cultural está mais ampla, com arquibancadas, muito mais confortável para o público. Com uma programação com mais de 40 apresentações locais, a arena funciona o tempo todo. Circo, teatro, capoeira e música completam uma Fartal que oferece as mais variadas experiências às pessoas.

Feira dos Sabores
Uma das principais novidades desta edição é a Feira dos Sabores, que reúne a produção da agricultura familiar do estado. Uma parceria entre a Fundação Cultural,  Emater e a Secretaria de Agricultura trouxe o programa de fortalecimento da agricultura familiar que acontecia tradicionalmente no Centro de Convivência do Idoso para dentro da Fartal.

Ao todo, 29 agricultores estão participando da Feira dos Sabores na Fartal e o primeiro dia já foi um sucesso de vendas, mostrando que a iniciativa deu certo. O pequeno agricultor, Eliseu Queiroz, saiu do município de Mamborê e viajou mais de 400 km para participar do evento. E ele conta que o primeiro dia já rendeu excelentes resultados. “Já está valendo muito a pena. Em poucas horas vendi mais de 150 pacotes de frutas cristalizadas, dos 630 que trouxe”, contou entusiasmado.

Entretenimento e serviços
Além das atrações culturais e do Parque de Diversões, a Fartal ampliou os serviços de entretenimento. Um “bar suspenso” por um guindaste eleva os participantes até 40 metros de altura. A prestação de serviços também não deixa a desejar, é possível passar na barbearia ou fazer uma maquiagem entre os corredores do evento.

Realização
A Fartal é uma realização da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Fundação Cultural, Secretaria de Turismo e Agricultura em parceria com Emater. O evento conta com um amplo apoio do efetivo da Guarda Municipal, Foztrans e das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, que garantem a organização e a segurança aos visitantes. A entrada é gratuita para todas as atrações.