Nesta segunda (26) acontece premiação e exposição do Concurso de Desenhos sobre Dia da Mulher

Evento acontece no Salão de Exposição da Fundação Cultural, às 20h e premiará os autores dos melhores desenhos com tablets e kits desenho

O que as crianças pensam sobre as questões ligadas ao feminino? O imaginário infantil se transportou para o papel através do Concurso de Desenho “Meninas do Presente, Mulheres do futuro. O que somos e o que queremos ser” que envolveu estudantes da rede municipal de ensino. A cerimônia de premiação aos autores das cinco obras vencedoras do concurso acontece nesta segunda-feira (26), às 20h, na Fundação Cultural e também contará com a abertura de uma exposição com 25 melhores desenhos.

O evento contará com a participação de representantes da Secretaria Municipal da Educação, Fundação Cultural, alunos e participantes do Concurso e seus familiares, artistas e integrantes que fizeram parte do processo de seleção dos desenhos. Na ocasião, a Fundação divulgará a classificação dos cinco primeiros colocados e premiará cada um deles com um tablet e um kit desenho, composto por Papel Canson, lápis de cor aquarelável e dois pincéis, além do certificado de participação. Os 25 primeiros colocados também ganharão o Kit Desenho e integram a exposição do concurso que ficará disponível ao público até o dia 06 de abril.

Esta é a segunda edição do concurso que mobilizou ao longo de duas semanas os estudantes das escolas da rede municipal de ensino do 1֯ ao 5֯ ano. No total, a atividade cultural teve mais de 70 inscritos. Cada escola selecionou o melhor desenho de cada ano e entregou à Fundação Cultural. Toda produção foi avaliada por uma comissão de seleção composta por artistas plásticos e servidores públicos. Eles tiveram muito trabalho para escolher os cinco melhores desenhos, sendo um de cada ano (1º, 2º, 3º, 4º e 5º).

Além da criatividade e originalidade, um dos critérios que pesou bastante para a escolha foi o atendimento à temática, voltada a refletir sobre os desafios e conquistas das mulheres.

A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Iraci Conceição, que integrou a comissão, falou que as obras retrataram o processo de transformação na consciência desta geração de meninas e meninos em relação ao papel da mulher na sociedade. “Percebi que independente da idade ou da série, a maioria já sabe identificar o lugar da mulher na sociedade. Todas almejam conquistas profissionais, como arqueólogas, médicas, juízas. Já perceberam que o lugar da mulher é no espaço que ela conquistou. E vi que muitos meninos também destacaram as lutas das mulheres. Serão futuros parceiros conscientes na luta. As crianças realmente entendem a vida da mulher”, exclamou contente Conceição.

O Concurso de Desenho integra a programação especial da Fundação Cultural em referência ao Mês da Mulher, que neste ano tem como lema “Por todas e cada uma”, marcando a importância da unidade das mulheres ao longo da história de lutas, desafios e conquistas.

Escolas Municipais participantes: Carlos Gomes, Santa Rita de Cássia, Írio Manganelli, Osvaldo Cruz, Júlio Pasa, Candido Portinari, Suzana Balen, Acácio Pedroso, João Adão da Silva, Najla Barakat, Cecília Meireles, Josinete Holler, Cora Coralina, Monteiro Lobato, Jardim Naipi e Três Bandeiras.