Fundação lança concurso de desenho para envolver estudantes no Mês da Mulher

Escolas precisam entregar desenhos selecionados até segunda-feira (19); além de premiações, melhores obras ganharão exposição na Fundação Cultural

Alunos e alunas da rede municipal de ensino estão sendo chamados pela Fundação Cultural a utilizar toda criatividade e transportarem para o desenho as reflexões sobre o Dia da Mulher. Sob o lema “Meninas do presente, mulheres do futuro. O que somos e o que queremos ser”, a segunda edição do concurso de desenho vai premiar as produções artísticas que melhor representem a simbologia do Dia da Mulher.

O concurso envolve os estudantes do 1֯ ao 5֯ ano das 54 escolas da rede municipal de ensino, sendo que cada uma delas deverá selecionar os melhores desenhos de cada período, totalizando cinco produções por instituição.

Os professores devem orientar os alunos quanto ao tema proposto e destinarão um tempo da aula para que as crianças possam desenhar e dar asas à imaginação. Poderão ser usados tinta, lápis, carvão, lápis de cera, aquarela ou qualquer outro material ao qual o concorrente tenha acesso.

De acordo com a diretora da Fundação Cultural, Vera Vieira, “o tema pretende marcar a simbologia de uma data histórica, tanto representada pelo protagonismo das mulheres, suas lutas e conquistas, quanto pelas reflexões sobre os desafios atuais para superar graves estatísticas que ainda colocam a mulher numa situação de vulnerabilidade e desigualdade”, enfatizou.

Prazo

As escolas precisam entregar os desenhos à Fundação Cultural até o dia 19 de março. A partir desta data, uma Comissão Julgadora composta por profissionais da comunidade de Artistas Plásticos da cidade elegerão os finalistas seguindo critérios de respeito à temática, mensagem, criatividade e originalidade. O júri escolherá os cinco melhores desenhos de cada ano e mais vinte produções. O resultado das 25 obras será divulgado no dia 22 de março, no site da prefeitura municipal (www.pmfi.pr.gov.br) .

Premiação

Todos os 25 desenhos serão premiados com KIT DESENHO composto por Papel Canson, lápis de cor aquarelável e dois pincéis, e certificado. Os cinco melhores desenhos sendo um de cada ano (1º, 2º, 3º, 4º e 5º) de todas as escolas participantes receberão ainda 01 (um) Tablet.
A premiação acontecerá no dia 26 de março, às 20h, na Fundação Cultural, mesmo dia que será lançada a exposição com as 25 obras e deverá permanecer para acesso ao público até o dia 06 de maio.