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nov
I Sippat – Seminário Internacional sobre Preservação do Patrimônio Cultural no Território Trinacional
19:00 até 22:00
From 12-11-18 até 15-11-18

A UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Foz do Iguaçu, por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – SOCIEDADE, CULTURA E FRONTEIRAS, conjuntamente com a FUNDAÇÃO CULTURAL DE FOZ DO IGUAÇU, promoverá, durante os dias 12, 13, 14 e 15 de novembro de 2018, o I Seminário Internacional sobre Preservação do Patrimônio Cultural no Território Trinacional – I SIPPAT: em busca da construção de políticas e instrumentos integrados de salvaguarda, que tem por objetivo suscitar discussões a partir do patrimônio cultural dos municípios de Foz do Iguaçu (Estado do Paraná, Brasil), Ciudad del Este (Departamento de Alto Paraná, Paraguai) e Puerto Iguazú (Província de Misiones, Argentina), assim como desses três países, buscando estabelecer o diálogo entre Universidades e pesquisadores não apenas da região, mas convidados de diferentes locais que movimentem importantes aspectos sobre o tema do patrimônio material e imaterial.

 

Esse evento apresenta-se como oportunidade de estabelecer relações entre Sociedade Civil, Órgãos responsáveis pelo patrimônio, Poderes Públicos Municipais e Ministério Público, a fim de ampliar as discussões a respeito das Políticas Públicas de Preservação e Salvaguarda do Patrimônio Cultural da região. Em uma perspectiva histórico-cultural, a preservação do patrimônio cultural assegura a continuidade da história, salvaguardando os costumes e tradições, além de estabelecer bases de apoio a políticas de desenvolvimento sustentáveis. A ação é focada na programação de amplo debate sobre a preservação do patrimônio da região e a necessidade de seu gerenciamento, a partir de palestras, mesas redondas, oficinas e visita orientada às principais edificações históricas do município de Foz do Iguaçu.

  1. Memória, Patrimônio Cultural e Turismo: interfaces e fronteiras 

Coordenado por: Dr. Samuel Klauck (UNIOESTE), Me. Ivanete Terezinha Schumann (UNIOESTE)

 

  1. Conflitos, relações, identidades e costumes das populações indígenas e trabalhadoras na Região Trinacional no século XX

Coordenado por: Dra. Endrica Geraldo (UNILA), Dr. Clovis Antônio Brighenti (UNILA)

 

  1. Educação Patrimonial na Tríplice Fronteira: experiências pedagógicas de comunicação e valorização da memória e do patrimônio cultural compartilhado no Mercosul

Coordenado por: Dra. Andressa Szekut (UNIOESTE), Me. Pedro Louvain (UNILA)

 

  1. Patrimônio Urbano em Regiões de Fronteira

Coordenado por: Me. Cláudio Renato de Camargo Mello (UNIOESTE), Me. Rita de Cássia Pereira de Carvalho (UNIOESTE), Dr. Mauro José Ferreira Cury (UNIOESTE)

 

  1. Indumentária, desdobramentos na história da arte: moda e cultura têxtil

Coordenado por: Dra. Joana Bosak (UFRGS), Me. Ana Carolina Acom (UNIOESTE)

 

  1. Personagens Patrimonializados

Coordenado por: Dr. Valdir Gregory (UNIOESTE), Me. Solange Portz (UNIOESTE), Me. Laura Sánchez (UNIOESTE

 

  1. Propriedade Intelectual e Domínio Público: novos paradigmas na discussão patrimonial contemporânea

Coordenado por: Dra. Elaine Volpato (UNIOESTE), Me. Bruna Osman (UDC)

 

  1. Patrimônio Imagético, Mídias e Educação

Coordenado por: Dra. Denise Rosana da Silva Moraes (UNIOESTE), Me. Helena Paula D. de Carvalho (UNIOESTE), Me. Regiane Tonatto (UNIOESTE)

 

  1. Patrimônio Imaterial: Línguas, Literaturas e Tradições 

Coordenado por: Dra. Cleiser Schenatto Langaro (UNIOESTE), Dra. Luciana Vedovato (UNIOESTE), Esp. Nataly Yolanda Capelari dos Santos (UNIOESTE)

 

  1. Patrimônio Material e Imaterial de Matriz Africana na América Latina

Coordenado por: Dra. Andreia Moassab (UNILA), Mauricio dos Santos (UNILA)

 

  1. Língua(ens) no século XXI e educação patrimonial: multiculturalidade, internacionalização e decolonialidade

Coordenado por: Dra. Maria Elena Pires (UNIOESTE), Me. Ilídio Macaringue (UNIOESTE)

 

Para mais detalhes, acessar os Resumos dos Grupos de Trabalho (GTs), em Editais

 

 

EIXOS TEMÁTICOS

 

Patrimônio Cultural Material 

Conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza nos quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas. Eles estão divididos em bens imóveis como os núcleos urbanos, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; e móveis como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.

 

Patrimônio Cultural Imaterial 

Concepção de patrimônio cultural que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras. São exemplos de patrimônio imaterial: os sabores, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.

 

Educação Patrimonial 

Instrumento de “alfabetização cultural” que possibilita ao indivíduo fazer a leitura do mundo que o rodeia, levando-o à compreensão do universo sociocultural e da trajetória histórico-temporal em que está inserido. Este processo leva ao reforço da autoestima dos indivíduos e comunidades e à valorização da cultura brasileira, compreendida como múltipla e plural.