25
nov
Feira da Consciência Negra e Festa em Homenagem ao Senhor do Bonfim
16:00 até 20:00
25-11-18
Neste domingo (25), duas ações marcam a programação do Mês da Consciência Negra em Foz do Iguaçu: A 3ª Feira da Consciência Negra, na Vila C, e homenagens ao Senhor do Bonfim, na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, na Vila Yolanda. Ambas começam às 16 horas.
A Feira da Consciência Negra, que acontecerá na Praça da Mentira, na Vila C Nova contará com palestras, apresentações culturais e mostras das religiões de matrizes africanas. O objetivo é apresentar aos moradores toda a diversidade e beleza das estéticas culturais dos negros, no intuito de lutar contra o racismo e a intolerância religiosa persistentes na sociedade brasileira.
O evento é realizado pelos coletivos Kaburé Maracatu e Grupo Senzala Foz, com o apoio da Fundação Cultural, Secretaria de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade e Parque das Aves.
Também no mesmo dia, acontecerá pela primeira vez em Foz do Iguaçu, uma festa em homenagem ao Senhor do Bonfim, na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, na Rua Manêncio Martins, nº 400.
A festa faz uma alusão à tradicional Lavagem da Escadaria da Igreja do Senhor do Bonfim, uma das manifestações culturais e populares mais significativas para o povo baiano, celebrada na segunda quinta-feira do ano. No sincretismo religioso o Senhor do Bonfim é Oxalá, o pai de todos os orixás. Por isso, a lavagem também é festa do Candomblé.
A origem da manifestação remonta o período da escravidão no Brasil, no século XVIII, quando os integrantes da “irmandade dos devotos leigos” obrigavam os escravos a lavarem a Igreja como parte dos preparativos para a festa do Senhor do Bonfim. Posteriormente, para os adeptos do candomblé, a lavagem passou a ser parte da cerimônia das Águas de Oxalá.
A atividade acontecerá às 16 horas e é organizada pelo Terreiro Babalorixa Olufanha e pelo coletivo “Povos de Terreiro” com apoio da Fundação Cultural e da Secretaria de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade.
Calendário
Os eventos fazem alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro em todo país, e também atendem à Lei Municipal 4613/2018 que instituiu no Calendário de Eventos Oficiais do Município a Semana de Promoção da Igualdade Racial.
A legislação recentemente sancionada pelo Prefeito Chico Brasileiro visa ampliar a reflexão, o diálogo e a conscientização sobre o processo histórico de formação da sociedade brasileira, promover e valorizar as diversas culturas, bem como combater o racismo e a discriminação