10
maio
Espetáculo Céu de Valentim
20:00 até 21:00
10-05-18

O espetáculo Céu de Valentim será encenado na próxima quinta-feira (10) no Cineteatro Barrageiros, às 20h. No mesmo dia, no período da tarde (13h30 às 17h30), o Grupo Obragem de Teatro, de Curitiba, oferecerá uma oficina teórica e prática sobre a criação de uma peça de teatro. O curso acontecerá na Fundação Cultural. As atrações gratuitas são mais um fruto da Agenda Cultural do PTI desenvolvida em parceria com a Fundação Cultural e Itaipu com o circuito cultural do Sesi.

A oficina denominada “A vibração das camadas de presença do intérprete criador” conta com a apresentação de referências teóricas e procedimentos práticos e mapeamento das camadas que compõem a criação de uma peça de teatro.

Estão abertas 20 vagas para pessoas a partir de 16 anos. A oficina é direcionada para professores, alunos do ensino médio, artistas e demais interessados. As inscrições devem ser feitas até o dia 06 de maio, diretamente na Fundação Cultural ou pelo telefone 35211511.

Céu de Valentim

À noite, às 20h, “Céu de Valentim” ocupa a cena do Cineteatro Barrageiros e encena a jornada fantástica de um menino que recebe a visita de um anjo e parte em busca de seu pai, na companhia de sua avó. No caminho, carregando todos os seus pertences, eles encontram pistas, conhecem diferentes figuras e entram em contato com difíceis situações, como o medo, o cansaço e as despedidas. O confronto entre a pobreza e as surpresas do caminho redimensionam os espaços do corpo, da natureza e da possibilidade de reescrever a própria história.

Quem dá vida à história são os artistas Olga Nenevê e Eduardo Giacomini, interpretam na peça mais uma de personagem e manipulam bonecos, formando diferentes figuras. A peça combina projeções durante toda a encenação, com imagens simbólicas, como a de um elefante, por exemplo, que representa o “despertar” como instrumento de ação ou tomada de consciência; o céu, em diferentes cores, horários e distâncias, como a possibilidade de transcender situações e estados de espírito; também, como a plenitude de nossas buscas.

O espetáculo integra o Circuito Cultural Sesi que está percorrendo várias cidades do Paraná para difundir arte e cultura, aliando formação de plateia, difusão da arte e formação.

A classificação indicativa do teatro é de 16 anos. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://webforms.pti.org.br/OceuDeValentim. Haverá transporte do Centro de Recepção de Visitantes (CRV) ao Cineteatro dos Barrageiros a partir das 18h30 até às 19h45. O PTI também estará arrecadando um quilo de alimento não perecível para doação.