20
maio
Dança de Zimbábue na Praça da Paz
10:00 até 12:00
20-05-18

Numa parceria inédita com a Universidade Federal da Integração Latino- Americana (UNILA), através do Projeto de Extensão CICLO SONORO, e com o apoio da Fundação Cultural e PTI, o “Warshed and Winad Marimba Band and Choir”, irá se apresentar neste domingo dia 20 de maio, às 10h, na Praça da Paz, durante a realização da“Feirinha JK”.

O concerto será aberto pelo Coral TODO CANTO e pelo “Chorando de Alegria”, formado por professores e alunos do Curso de Música da UNILA. O grupo que apresentará a Dança de Zimbabue na Praça da Paz já é reconhecido por representar a África no “Iguazu en Concierto”, um mega-festival que todos os anos reúne centenas de jovens de todo o mundo na cidade de Puerto Iguazu, Argentina.

Oriundo do Watershed College – Marondera, o grupo se dedica a apresentar um repertório de músicas tradicionais e modernas do Zimbabwe, já havendo recebido inúmeras premiações em festivais concursos em países como África do Sul, Malawi, Zambia, Estados Unidos e País de Gales.

A formação do grupo conta com mais de 40 crianças e adolescentes que cantam, dançam e tocam instrumentos tradicionais como a Marimba e a Mbira (conhecida também como Kalimba). Em um espetáculo dinâmico e de uma energia contagiante, representa uma ponte entre a tradição musical dos povos africanos e as novas práticas musicais do mundo moderno.

Utilizando técnicas avançadas de marimba, percussão e canto na sua performance, o grupo também apresenta coreografias que conectam os diferentes momentos do espetáculo. Com um trabalho pioneiro, vem sendo reconhecido internacionalmente como uma ação sócio-cultural e educacional de enorme valor, formando e articulando diferentes gerações infanto-juvenis através da prática musical.

Zimbábue
Um país encravado no Sul da África, cuja capital é a cidade de Harare. Com uma população de cerca de 16 milhões de habitantes, o Zimbabwe tem 16 idiomas oficiais, sendo o Inglês, Shona e Ndebele os mais usados. A diversidade cultural é uma das características da identidade do país.