06
set
Aniversário da Biblioteca Municipal com “Eu, você e uma história”
14:00 até 17:00
06-09-18

Comemoração contará com contação de História e oficina de arte circense nesta quinta-feira (06), a partir das 14h30, na Fundação Cultural

O projeto literário “Eu, você e uma história” vai comemorar os 55 anos da Biblioteca Municipal Elfrida Engel Nunes. O aniversário será celebrado nesta quinta-feira (06), na Fundação Cultural, a partir das 14h, e vai contar com apresentação de contação de história e uma oficina de arte circense.

A contação de história vai ofertar ao público a encenação de “O pequenino grão de areia”, uma obra de autoria do escritor João Falcão que ganha vida através da atuação do artista iguaçuense, Weverton Inácio.

“O pequenino grão de areia” conta a história de um grãozinho de areia da praia que se apaixona por uma estrela no céu. O texto fala sobre a superação de obstáculos, autoestima, coragem, superação dos limites, respeito à diversidade e a importância de se acreditar nos sonhos.

Na sequência, a Trupe Luz da Lua vai ministrar uma oficina de artes circenses para crianças e adolescentes. O curso vai ensinar práticas de malabarismo, acrobacias e equilibrismo. É uma introdução ao mundo do circo que mistura desenvolve habilidades físicas através do lúdico e valoriza a cultura popular brasileira.

Eu, você e uma história

O “Eu, você e uma história” é uma iniciativa inédita de incentivo à leitura que dá vida e movimento à leitura ao levar para várias comunidades ações culturais como contação de história, oficinas de artesanato, dança e teatro; todas colocando a leitura no centro da política pública. O projeto é uma realização da Fundação Cultural em parceria com a Rede Regional de Cultura e Patrimônio BP3.   A programação acontece sempre aos sábados, em espaços de convivência em várias regiões da cidade, como praças, centros de convivência e associações de moradores, envolvendo todas as faixas etárias.

Dança, música, teatro, aulas de circo e artesanato compõem as atividades. Os moradores terão acesso à literatura e poderão sentir e desenvolver o gosto pela leitura através de atividades lúdicas, educativas e prazerosas.  É a descentralização da cultura sendo colocada em prática.

De acordo com a Diretora Cultural, Vera Vieira,  “Eu, você e uma história é uma das ações que estão sendo desenvolvidas dentro do compromisso de promover o acesso ao livro e à leitura. O diferencial deste projeto de inclusão, integração e desenvolvimento da cidadania cultural é a integração de várias artes e linguagens para despertar o interesse pela leitura”.

Biblioteca Pública Elfrida Engel Nunes Rios

Criada em 06 de setembro de 1963, pela Lei nº 385/63, na gestão do então prefeito Emílio Gomes, a Biblioteca Pública Elfrida Engel Nunes Rios – nome em homenagem à pioneira da cidade – teve sua primeira sede em uma das salas da Prefeitura Municipal. Entre os locais de funcionamento, existe ainda o prédio onde hoje funciona a Casa do Teatro, o prédio da Câmara Júnior e, no final da década de 80, o Colégio Parigot de Souza.

Desde 1997, está instalada na atual sede da Fundação Cultural, onde, em 2002, foi criado também um espaço exclusivo para as instalações da biblioteca infanto-juvenil. No ano de 2005, a biblioteca passou a ser informatizada – um passo importante para a modernização e dinamização no atendimento ao usuário. Em 2008, um programa de computador para leitura por deficientes visuais foi instalado na biblioteca, que passou a figurar entre as poucas no Brasil que disponibilizam leitura eletrônica aos portadores de necessidades especiais.